1º Encontro Nacional de Captura, Esterilização e Devolução de gatos e cães de rua.

julho 16, 2013

Agora a pouco olhando o facebook, ví o anuncio deste post do Mãe de Cachorro...também é mãe e achei super pertinente, confira:
Mãe de Cachorro - Ana Corina | 16 de julho de 2013

No dia 27 de julho acontecerá um evento MUITO legal em São Paulo sobre captura, esterilização (castração) e devolução às ruas de cães e gatos (C.E.D.). Cada realidade demanda uma postura da proteção animal e, infelizmente, no horror que ainda vivemos no Brasil, as técnicas de C.E.D. são altamente necessárias. Simplesmente não dá para recolher todos, ainda que castrando e cuidando até serem bem adotados. A técnica é mais usada com gatinhos, mas também é válida para cães.
Entrevistei a Otávia Mello, do blog Felinos Urbanos, pois além dela estar na organização do encontro, participou de  uma capacitação sobre C.E.D. no Canadá recentemente.
Vale lembrar que para praticar C.E.D. basta apenas boa vontade. É querer fazer algo pelos animais e botar a mão na massa, como a Otávia fez. Primeiro sozinha, depois com ajuda de outras pessoas. Mesmo pagando caro e sem ter apoio de veterinários conscientes, ela foi adiante e hoje já castrou quase 500 gatos!
O que é C.E.D.
O que é “C.E.D”?
CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO e DEVOLUÇÃO é uma técnica com mais de 30 anos de uso em países desenvolvidos. Foi a forma mais barata, rápida e humana para impedir os altos números de gatos abandonados e o número de recolhimento e eutánasias pelos centros de controle de zoonose.
O C.E.D age na fonte do problema, utilizando-se da castração em massa como medida de controle populacional, promovendo assim uma vida mais digna e longa para gatos ferais (selvagens que não permitem aproximação humana ), ariscos ou comunitários/semi-domiciliados que vivem nas ruas.
Como funciona?
Ao localizarmos uma colônia (concentração de gatos ), os animais são capturados, utilizando-se armadilhas próprias para não machucar o animal, chamadas gatoeiras. Após a captura, eles são encaminhados para a clínica veterinária, onde são castrados com técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, recebem toda a medicação necessária de amplo aspectro, também recebem uma marcação na orelha esquerda (sinalização internacional de gatos castrados em C.E.D ) e são devolvidos a seus locais de origem assim que acordam plenamente da anestesia.
Alguns grupos também vacinam o animal contra raiva (fazemos isso no Felinos Urbanos ), doenças virais e parasitas internos ou externos. Há verdadeiros hospitais de grande porte dedicados ao C.E.D em outros paises.
Todo o processo não leva mais de 24hr, entre capturar, esterilizar e devolver.
Outra vantagem do C.E.D é que TODOS os animais capturados são esterilizados, desde filhotes de 2 meses de idade (castração pediátrica) até adultos de todas as idades.
Como é feito o pós-operatório dos animais castrados?
Não existe pós-operatorio. As fêmeas são castradas com tecnica de gancho e recebem pontos intradermicos ou absorviveis que não precisam ser retirados. Geralmente não recebem mais do que 1 ponto, o que diminui os riscos de hernia e infecções drasticamente.
Os animais recebem todas as medicações necessárias assim que a cirurgia acaba.
O manejo para gatos de C.E.D deve ser altamente efetivo e rapido, já que a grande maioria dos gatos beneficiados são ferais, que não permitem contato humano e são extremamente agressivos, podem até mesmo morrer do coração, por estress e se recusarem a beber e comer se forem forçados à presença humana mais do que o necessário.
Quando estão plenamente acordados da anestesia, eles são devolvidos ao seu local de origem e se recuperam rapidamente.
Em quase 2 anos de projeto e completando 450 gatos, nunca tivemos nenhum problema em nossas colonias monitoradas. 
Qual a taxa de sucesso?
Ações de C.E.D promovem um impacto imediato e a curto, médio e longo prazo em uma área urbana.
Cada animal castrado e cuidado nunca será responsável por mais gatos naquela região. Quando você leva em consideração que uma única gatinha, que entra no cio aos 5 meses de idade, pode ser mãe de até 30 filhotes até seu primeiro ano de vida e um macho pode acasalar com todas as fêmeas que encontrar disponíveis em uma única noite, cada gato castrado faz uma enorme diferença.
Esperamos completar 500 gatos atendidos até o final do ano, o que representa menos 20.099.945.000 de filhotes morrendo nas ruas, sob o abandono, fome e doenças.
Menos problemas com a comunidade, já que gatos castrados não brigam, demarcam território e, sem os hormônios, tornam-se mais silenciosos e tranquilos. Menos zoonoses, já que gatos castrados raramente se envolvem em brigas e, com a vacinação, estão protegidos da raiva, por exemplo. Além disso, os gatos castrados de uma colônia continuam extremamente territorais, não permitndo que gatos inteiros (não castrados) entrem na área, fazendo assim um controle natural da população.
A rua pode não ser o melhor lugar, mas gatos de colônias monitoradas, com água e comida disponível, podem viver uns bons anos de vida saúdavel e digna através da castração. Eles não têm culpa de estarem em situação de abandono, já que isso é resultado de nossa irresponsabilidade.
A CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO e DEVOLUÇÃO traz a estes animais um pouco de paz diante da situação de descaso que infligimos a eles.
 
fonte:http://www.maedecachorro.com.br/2013/07/1-encontro-nacional-de-captura-esterilizao-e-devoluo-de-gatos-e-ces-de-rua.html

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>