Era pós-Covid-19: Molegolar planeja um edifício ideal para um mundo de ciclos pandêmicos

julho 27, 2020

O projeto do PandeBuilding, como está sendo chamado, será finalizado nos próximos 30 dias e está recebendo a contribuição criativa de profissionais de diversas partes do mundo




A pandemia do Covid-19 trouxe uma série de mudanças significativas para os diversos setores da sociedade, inclusive o da construção civil. Como uma solução para minimizar os impactos trazidos pela doença, o engenheiro e arquiteto, Saulo Suassuna Filho, CEO da startup pernambucana Molegolar, iniciou o desenvolvimento do projeto do PandeBuilding, um edifício conceito, que pretende ser um grande aliado no enfrentamento de pandemias e outras doenças daqui pra frente.
“O PandeBuilding será um edifício de uso misto que ocupará quatro quadras de mesmas dimensões da cidade de Portland, no estado do Oregon, tecido urbano tido a referência máxima em walkability* e novo urbanismo dos Estados Unidos, e terá desde lojas no térreo até um conjunto de torres mistas e integradas com edifício garagem e habitação social, a mais imponente delas, traz um mix de hotel, residencial de médio e alto padrão e lajes corporativas, incluindo ainda alguns pavimentos de coworking e coliving (espaços de escritórios e residências compartilhadas, respectivamente), para abranger todos os tipos de produtos e mostrar as mudanças e adequações demandadas pela pandemia, afirma Saulo Suassuna.
A apresentação do projeto, iniciado em meados de maio, está prevista para os próximos 30 dias e os outputs para a criação do protótipo está sendo extraído a partir uma série de lives, onde profissionais de diversos setores, incluindo integrantes de alguns dos principais escritórios de arquitetura do mundo como Gehl Architects, Plusurbia e Broadway Malian, têm dado contribuições criativas para a construção do resultado final.
A ideia é que o PandeBuilding impacte positivamente o setor da construção civil como uma plataforma de consulta para profissionais e empresas do setor, síndicos e administradores de condomínios, clientes e usuários de edifícios, além de servir de inspiração para outras iniciativas e soluções que estão sendo desenvolvidas para atender as demandas que não existiam em função da necessidade do distanciamento e dos novos hábitos provocados pela quarentena.
“Pelo fato de dar visibilidade a soluções e a tecnologias já existentes, o PandeBuilding vai ajudar a catalisar o amadurecimento das edificações, tornando-as mais saudáveis e compatíveis com o novo comportamento das pessoas, além de corrigir falhas dos imóveis, que as pessoas não percebiam ou ignoravam por não passarem tanto tempo dentro dos espaços como estão passando agora”, explica Suassuna.
Lego da vida real
Saulo Suassuna ganhou notoriedade quando em meio à crise que afetou o setor da construção civil em 2015, criou a Molegolar, uma ideia que revolucionou o segmento; criando imóveis que podem aumentar e diminuir de tamanho de acordo com as necessidades do cliente, que ficou conhecida como o “Lego da vida real”.
*Walkability é um conceito que prioriza os pedestres, através de centralidades que oferecem comércios e serviços à distancia de uma curta caminhada, geralmente em torno de 10 minutos, que abrangem um raio de 500m. A cidade de Portland é referencia por ter comércio no térreo, calcadas largas, quadras curtas (entre 60-65m de extensão) que promovem o encontro das pessoas e uma experiência agradável para o pedestre. Outra questão é a sensação de “enclosure” que traz a relação perfeita de conforto entre a largura da via e a altura das edificações, para que a escala dos prédios não faça o pedestre se sentir “intimidado”.
Sobre a Molegolar
A pernambucana Molegolar é uma startup que possibilita a formação de produtos imobiliários compostos por módulos que podem ser combinados e descombinados para assumir várias metragens e se adaptar às necessidades de espaço e/ou financeiras dos usuários. A tecnologia Molegolar permite a planta aumentar ou diminuir de acordo com a fase da vida do cliente. Comandada por Saulo Suassuna Fernandes Filho, a Molegolar possibilita que o construtor atenda a diferentes demandas do mercado, com menos riscos e mais velocidade de vendas. Uma novidade que veio para revolucionar e otimizar não só a interação entre os edifícios e as pessoas ao longo da vida, como a dinâmica das cidades, mobilidade e até sustentabilidade, uma vez que uma habitação maior, é composta por vários módulos com escrituras independentes e layouts individuais e combinados já previamente estudados para funcionar em conjunto ou isoladamente. Assim as áreas ociosas podem ser reutilizadas, destacando-se um ou mais módulos para se tornar uma nova residência, e adequando a área remanescente maior à necessidade atual daqueles usuários. Desta forma, os espaços construídos de uma cidade se tornam mais bem aproveitados, reduzindo o consumo de energia e recursos naturais do planeta, além de diminuir a geração de resíduos e CO2 na construção de novos espaços. Atualmente, a Molegolar tem projetos concluídos, em desenvolvimento ou já iniciados nas cinco regiões do Brasil, e Canadá, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Emirados Árabes. 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>