Pesquisa aponta MenuDino como site de delivery com maior crescimento no setor de Comidas & Bebidas do Brasil

abril 07, 2021

Consultoria Conversion analisou mercado e-commerce e apontou setores que mais cresceram na crise da covid-19

O MenuDino, site de delivery criado pela startup Consumer, cresceu durante a pandemia 436%. Tamanho desenvolvimento foi identificado e apontado no Relatório E-commerce no Brasil, realizado pela consultoria Conversion.

Segundo a pesquisa, o mercado digital cresceu 21% desde o começo da crise sanitária do coronavírus. Ou seja, de fevereiro de 2020, até agora.

Foram analisados 15 setores e os 200 maiores sites de vendas do país. Destes, a categoria “Comidas & Bebidas” ficou em 3ª colocação no ranking dos cinco segmentos que mais tiveram crescimento, com avanço de 53,4% durante o período.

Player de maior destaque

E no setor de alimentação, o player que obteve mais desenvolvimento é o MenuDino, com +436% no período de análise. Inclusive, o site de delivery deu um salto de 250% em seu market share, saindo de 3,1% para 10,7%.

Renato Almeida é CEO da Consumer, ele diz que a ferramenta existe desde 2017, porém, já prevendo que o delivery se tornaria o principal canal de vendas no mercado, em janeiro de 2020, ele iniciou um processo de melhorias, evoluiu a plataforma, e investiu em marketing digital para divulgá-la. As ações trouxeram os resultados acima citados.

“Estrategicamente nos preparados para toda essa transformação que o e-commerce teria no país. Nós planejamos entregar uma solução de delivery com fácil gestão, de baixo custo e que realmente fosse eficiente aos donos de bares e restaurantes. E deu certo”, explica Almeida.

Assim, a Consumer chegou ao formato do MenuDino. Atualmente, são duas versões: grátis e paga. Na versão grátis, o empresário pode cadastrar o cardápio do restaurante no site e receber os pedidos feitos por lá, dos clientes, direto no WhatsApp.

Já na versão paga, é possível obter tanto o site de delivery, quanto a criação de um app. E os pedidos, além de ilimitados, são recebidos no sistema do “Programa Consumer” - que é o software de gestão da marca. Essa versão é uma versão mais completa e possui recursos adicionais.

Contudo, em ambas, o dono de restaurante precisa ter o software instalado no computador dele. E para isso, existem também versões que se adaptam a essas modalidades: desde o plano básico, que é gratuito, até a versão rede local, na qual funciona por assinatura e exige uma mensalidade a partir de R$49.

“Há 10 anos nós ajudamos milhares de pequenos e médios restaurantes a adaptarem seus negócios para o digital. Nós oferecemos as ferramentas para ‘ele’ começar, e, conforme for ganhando escala, nós atendemos as necessidades e vamos crescendo juntos. É uma via de mão dupla e com resultado positivo para todos”, comenta o empresário.

Vantagens do aplicativo próprio

Renato esclarece que demais mudanças de mercado, trouxeram ainda mais vendas sob o MenuDino. Acontece que cada vez mais os restaurantes têm visto vantagens em ter um aplicativo próprio, do que terceirizar as vendas para outros apps.

O pilar, segundo o CEO, é constituído por quatro frentes:

- Liberdade e autonomia; marketplaces de delivery tiram a autonomia do negócio, eles controlam o restaurante na plataforma e também as ações. Isso faz muito empresários migrarem as vendas para o app próprio.

- Lucro maior; Marketplaces chegam a cobrar taxas de até 30% - o que interfere na precificação dos produtos e reduz a margem de lucro. Com o aplicativo de delivery próprio, o cenário é outro. O MenuDino, por exemplo, não cobra taxas sobre os pedidos realizados no app.

- Fidelização; o aplicativo próprio permite ao dono do restaurante criar vínculo com os clientes. Inclusive, criar ações e estratégias de marketing para atrair e fidelizar cada consumidor.

- Otimização e agilidade; Ao contratar um aplicativo de terceiros, na maioria dos casos, é necessário ainda instalar um gestor de pedidos à parte e ter o retrabalho de lançá-los no sistema. Um app próprio, assim como no Consumer, elimina esse processo e todos os pedidos chegam a um só lugar.

Estratégia de negócio

“Hoje ter um aplicativo próprio é uma estratégia de negócios para donos de restaurantes. Entre todos os pontos, é um diferencial competitivo. E nessa era do delivery, se destaca quem tem as ferramentas certas e sabe trabalhar”, explicou.

Inteligência de mercado

Ao analisar e colher as informações externas de mercado no intuito de entender e atender as dores do público, Renato conta, que há poucos dias a Consumer promoveu outro upgrade no MenuDino.

Em suma, a startup evoluiu os programas acoplados à plataforma. Como exemplo, ele cita: “Criamos programas de fidelidade por cashback, pontos e cupons de desconto, com o objetivo de aumentar a recorrência de compra e fidelidade do cliente dos restaurantes no MenuDino, e, entre outras novidades, liberamos a opção de avaliação dos pedidos para que assim, o estabelecimento possa receber feedbacks e melhorar o atendimento e processos dele”, conclui.

Outras novidades serão lançadas em breve. Mas em suma, a Consumer espera crescer em 2021, com o MenuDino, pelo menos 60% em comparação ao ano passado.

 

Sobre a Consumer

A Consumer é uma empresa de São José do Rio Preto (SP), responsável pela criação do sistema “Programa Consumer”, cujo foco é voltado exclusivamente a bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Com 10 anos de desenvolvimento, o sistema possui mais de 100 mil instalações no Brasil e é a solução com maior número de integrações ao Ifood. Além disso, é líder nacional em soluções para o segmento food service e parceiro do SEBRAE no projeto “Alimentação Fora do Lar”, com palestras e treinamentos em todo o país. Em constante evolução, a Consumer busca sempre o que há de melhor para os seus clientes. Oferecendo uma solução completa, estável, simples de usar e com ótimo custo-benefício.

 



 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>