Sorriso tendência dos blogueiros: Dentista e docente do Cesuca explica como são feitos os procedimentos

maio 13, 2021

Docente do curso de Odontologia do Cesuca, Dra. Ilda Arbex Chaves Freitas, explica como são feitas as inserções de lentes de contato e facetas de resina nos dentes e os principais cuidados


Cachoeirinha, 11 de maio de 2021 – Uma tendência em alta nos últimos meses é o “sorriso dos blogueiros”, procedimento odontológico em que lentes de contato e facetas de resina são inseridas nos dentes do paciente. Essa técnica proporciona dentes mais brancos e alinhados.

Diante desse contexto, surgem algumas dúvidas, como, se há ou não algum risco e se essas ações podem ocasionar algum tipo de desgaste aos dentes originais. Para abordar o assunto, a dentista Dra. Ilda Arbex Chaves Freitas, docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Cesuca, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, comenta os mitos e verdades sobre os procedimentos.

DIFERENÇAS ENTRE OS PROCEDIMENTOS

Segundo a especialista, lentes, resina e porcelana, apesar de diferentes são procedimentos estéticos que restauram e harmonizam os dentes. Ela explica, que as facetas de resina são restaurações diretas não invasiva, porém, as facetas de porcelanas e lentes são restaurações indiretas, invasivas e minimamente invasivas, respectivamente.

“Restaurações diretas são confeccionadas diretamente pelo dentista no consultório em uma única sessão. Já restaurações indiretas não dependem única e exclusivamente do dentista. Pois, o dentista faz o preparo, a moldagem e provisório; e o protético faz as peças em porcelana, reenvia ao dentista que faz a cimentação no paciente”, explica Ilda.

A diferença entre resina e porcelana, está apenas no material empregado. A dentista explica que a resina tem uma vida útil menor que a porcelana, haja vista que esta apresenta estabilidade de cor, e é mais resistente ao desgaste e fratura. Já a resina está mais susceptível à fratura e instabilidade de cor, podendo levar as trocas e reparos com mais frequência.

ALÉM DA ESTÉTICA

De acordo com a dentista, esses novos procedimentos visam, além da estética, resolver alguns problemas como má formação da coroa dentária, reanatomização dos dentes conóides, fechamentos diastemas (espaços entre os dentes), e até dentes que apresentam manchas graves com defeitos no esmalte dental causados por tetraciclina, que na realidade também estão relacionados à estética.

“As facetas de porcelanas são preferíveis em pacientes que possuem hábitos parafuncionais, como bruxismo, por exemplo. E resinas, em casos onde a área a ser coberta pela faceta não é muito ampla. Já as lentes de contato possuem indicações de fechamento de diastemas e são utilizadas também para melhorar a cor do dente e forma”, destaca.

MITOS E VERDADES

Esses procedimentos não são considerados invasivos.

Mito: Facetas de resina e porcelana são invasivos, pois necessitam de preparos cavitários, muitas vezes extensos e profundos. Já as lentes são muito menos invasivas. Geralmente, necessitam de um mínimo preparo, e não simplesmente confeccionar a peça e cimentar sobre o esmalte.
Todos os procedimentos necessitam de desgaste.

Parcialmente verdade: Se o paciente tem os dentes alinhados e mordida correta, possivelmente podem ser feitos sem nenhum tipo de desgaste, somente com acréscimo de material. Mas se o objetivo é alinhar os dentes, vai haver um tipo de desgaste. De qualquer forma, o desgaste feito para uso da lente é menor do que o feito nos trabalhos de facetas de resinas ou porcelanas.
Tem impactos aos dentes originais na adesão dos procedimentos.

Verdade: Pois ocorre o desgaste do esmalte.
Não é necessária manutenção a longo prazo e trocas dos materiais.

Mito: A manutenção é interessante o paciente realizar, ao menos, uma vez por ano. As trocas ou reparos se fazem necessários quando ocorrem fraturas, manchas e desgastes nos procedimentos.
Qualquer procedimento que eu fizer vai ficar igual dos blogueiros.

Mito: A busca pela perfeição visa, muitas vezes, uma falsa ilusão de que os tratamentos estéticos entregam os mesmos resultados para todos. Devemos lembrar que o ser humano é único e que a Odontologia não é uma ciência exata. Por falta dessa percepção, muitos pacientes se frustram, ao criarem expectativas estéticas sendo que o resultado final do tratamento de um paciente A, nunca será igual ao B. Por isso, a busca por informações com profissionais habilitados, e não com o Google ou amigos leigos, é de extrema importância. 
Por fim, a professora do Cesuca, destaca os cuidados que os pacientes devem ter ao aderir uma dessas intervenções. “O principal cuidado é fazer uma placa caso tenha bruxismo. E embora os materiais cerâmicos sejam muito resistentes, as resinas requerem uma atenção maior, como evitar de morder alimentos muito duros, cuidar com alimentos e líquidos que tem uma pigmentação mais forte e que possam corar com mais facilidade os procedimentos”, finaliza.

###

Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>