Allan Abbadia é destaque em apresentações inéditas no SescTV

janeiro 21, 2022




O documentário acompanha o músico em encontros com outros artistas e na preparação de seu show, exibido na sequência, com um repertório repleto de composições autorais que unem o sopro ao baião, a gafieira e ao ijexá
No dia 23/1domingo, a partir das 21h, o SescTV exibe duas produções com o trombonista Allan Abbadia, que promovem um encontro entre trombone e a batucada. O documentário da série Passagem de Som registra o encontro e depoimentos de Allan com músicos como Fernando Alabê – Fundador do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, e a artista plástica Juliana dos Santos, entre outros. Na sequência, durante o Instrumental Sesc Brasil, o trombonista apresenta o show Malungos. O repertório da apresentação une sopro e batucada, com ritmos como o choro, baião, gafieira e ijexá. A direção geral das duas produções é de Max Alvim (assista também em sesctv.org.br/noar/).

No Passagem de Som Allan Abbadia fala sobre a linhagem que uniu batucadas e sopros na música brasileira, uma história que, segundo o artista, tem mais de um século de tradição. Por meio de suas pesquisas, ele busca resgatar a presença dos trombonistas no universo do samba, do choro, dos Blocos Afro, e a íntima relação com a batucada suburbana brasileira, uma história pouco abordada no contexto acadêmico. Entre as referências desta vertente da música brasileira citadas pelo artista estão nomes como: Candinho do Trombone, Irineu Batina, Paulo Moura, Raul de Barros, Marçal e Nelsinho do Trombone.

Ao lado do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, Allan Abbadia fala sobre a ancestralidade,  e a herança histórica dos cordões e blocos paulistanos, que passaram por um processo de branqueamento influenciado pela formação dos blocos universitários.

Em seu trabalho, Allan remonta também às referências culturais e históricas do povo negro no Brasil, lembrando de episódios como A Revolta dos Malês e lugares históricos como Cais do Valongo (RJ), porto que recebeu maior número de pessoas sequestradas para escravização no Brasil.

O programa Passagem de Som conta com depoimentos de Melvin Santhana  (Multiartista), Fernando Alabê (Fundador do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã), Nicolo de Caro (Baterista), Tiganá Macedo (Percussionista), Juliana dos Santos (Artista plástica), Deni Domenico (Violonista e cavaquinhista) e Vanessa Ferreira (Contrabaixista).

O trombonista Allan Abbadia iniciou sua formação musical na adolescência, estudou no Conservatório de Tautí, na Universidade Livre de Música e se graduou em trombone pela Faculdade Souza Lima Berkley. Ministrou oficinas sobre a linguagem brasileira de trombone no Conservatório de Chatou, em Paris nos anos de 2014 e 2015, no Clube do choro de Roterdã em 2014 e no Clube do Choro de Londres em 2015. Ao longo de sua carreira, Allan acompanhou e gravou com diversos artistas como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Jards Macalé, Inezita Barroso, Luiz Melodia, Nelson Sargento, Elza Soares, Wilson das Neves, Moacyr Luz, Germano Mathias, Zeca Baleiro, Romulo Froes, Dicró, Toni Tornado, Emicida, Racionais MC’s.

Allan também realizou pesquisas sobre a historicidade, o repertório e a linguagem do trombone na música brasileira, especialmente no samba e no choro. Em 2018, lançou seu primeiro disco, intitulado “Malungos”. Com ritmos como o choro, baião, gafieira, ijexá, entre outros, o disco autoral traz o olhar do artista a partir de sua própria vivência sobre suas referências artísticas, musicais e sociais.

Logo após o Passagem de Som, o Instrumental Sesc Brasil apresenta o show Malungos, gravado em junho de 2021, no Sesc Consolação. O repertório une sopro e batucada, com ritmos como o choro, baião, gafieira, ijexá, entre outros.

Repertório:

Bico de Sinuca - (Allan Abbadia)

Madrugada - (Allan Abbadia e Douglas Germano)

Deixa - (Allan Abbadia e Moacyr Luz)

Esmê - (Allan Abbadia)

Flor de Laranjeira - (Allan Abbadia)

Saudades de um Amigo - (Allan Abbadia)

Resiliência - (Allan Abbadia)

Já Vai Passar - (Allan Abbadia e Romulo Fróes)

Baião aos Malês - (Allan Abbadia)

Músicos: Allan Abbadia (trombone, bombardino e composições), Tiganá Macedo (percussão), Nicolo De Caro (bateria), Vanessa Ferreira (contrabaixo) e Deni Domenico (violão).

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Serviço:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Allan Abbadia

Dia 23/1, domingo, a partir das 21h.

Reapresentações: segundas, 16h30; terças, 9h30; quartas, 11h; quintas, 13h; sábados, 14h.

Classificação Indicativa: Livre

Direção Geral: Max Alvim

Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora          

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>