Obras da mostra “Máscaras: fetiches e fantasmagorias” são temas de eventos no Paço das Artes

janeiro 25, 2022

 As atividades contarão com a participação de Mirtes Marins, André Azevedo, Nildo Reggae e Fran Araujo, e serão realizadas nos dias 25 e 27 de janeiro, gratuitamente;


A exposição coletiva pode ser conferida de terça a sábado das 11h às 19h, domingos e feriados das 12h às 18h

São Paulo, janeiro de 2022 - O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promoverá duas atividades relacionadas à mostra coletiva “Máscaras: fetiches e fantasmagorias”. A primeira, em 25/01, envolve a retransmissão da Rádio Floresta com os comunicadores Fran Araúdo e Nildo Regue sobre a obra Rádio Livre #06, do artista Gustavo Torrezan. Já em 27/01, Mirtes Marins e André Azevedo participam da conversa “Poética da Tecedura”, em torno da série Enredos – também parte da exposição.


A transmissão da Rádio Floresta pode ser acompanhada presencialmente ou pela internet, às 15h. A atividade também celebra o aniversário da capital paulista. “Poética da Tecedura” será promovido nas instalações do Paço das Artes, às 16h. Ambas atrações são gratuitas. Confira detalhes de cada uma delas:


RÁDIO FLORESTA

O Paço das Artes comemora o aniversário de São Paulo (25/01) com a retransmissão ao vivo da Rádio Floresta, dentro da obra Rádio Livre #06, de Gustavo Torrezan. Fran Araújo apresentará o programa “Banzeiro Cultural”, com comentários sobre expressões culturais da Amazônia, entre a execução de uma música e outra. Educadora, a convidada é uma jovem feminista que atua em projetos sociais.


O objetivo da atração é conectar diferentes culturas, conhecimentos e modos de vida. Além disso, pretende dar visibilidade a diferentes povos e saberes que constituem a cidade de São Paulo. O programa será transmitido com a mediação do músico e radialista, Nildo Reggae e poderá ser conferido no espaço e na live do Instagram do Paço das Artes (@pacodasartes).


 POÉTICA DA TECEDURA

Em “Poética da Tecedura”, a curadora da mostra “Máscaras: fetiches e fantasmagorias”, Mirtes Marins, e o artista, André Azevedo, explicam a relação das estruturas têxteis e textuais para contar uma história: a trama, ponto sem nó e fio da meada. A atividade gira em torno das obras Enredos (2L, 3L, 4L, 5L e 6L), que versam sobre os pontos de contato entre os esquemas, mostrando a matéria prima da máquina de escrever, a fita datilográfica, e como elas enlaçam as linhas da escrita com a da tecedura.


MÁSCARAS: FETICHES E FANTASMAGORIAS


A exposição coletiva conta também com trabalhos de Denilson Baniwa, Panmela Castro, Gustavo von Ha, Adão Iturrusgarai, Niobe Xandó, Giuseppe Capogrossi, Luisa Paraguai, Letícia Parente, Gretta Sarfaty, Antony Gormley, Martha Araújo, Efigênia Rolim e Leonilson.


Organizada a partir de eixos que se entrecruzam e se sobrepõem, as obras dialogam com símbolos e têm por objetivo desorganizar, desconstruir e questionar as representações e a finalidade de objetos do cotidiano. A mostra também apresenta os conceitos das máscaras, fetiches, fantasmagorias ao longo da história.


Com visitação gratuita, o público pode conferir o acervo de terça a sábado das 11h às 19h, domingos e feriados das 12h às 18h.


SERVIÇO

Retransmissão da Rádio Floresta com Fran Araujo e Nildo Reggae

25 de janeiro, às 15h

Gratuito


Conversa “Poética da Tecedura” com Mirtes Marins e André Azevedo

27 de janeiro, às 16h

Gratuito


Exposição “Máscaras: fetiches e fantasmagorias” de Mirtes Marins de Oliveira

Até 13 de março de 2022

Grátis

Horário: Terça a sábado das 11h às 19h, domingos e feriados das 12h às 18h

Local: Rua Albuquerque Lins, 1331 - Higienópolis, São Paulo/SP


Paço das Artes

www.pacodasartes.org.br | www.mapa.pacodasartes.org.br



Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>