USP oferece curso gratuito de meliponicultura que estimula preservação de abelhas e polinização de plantas
janeiro 21, 2022Universidade de São Paulo | ||||||||
Abelha jataí – Foto André Matos – Meliponicultura.org | ||||||||
USP oferece curso gratuito de meliponicultura que estimula preservação de abelhas e polinização de plantas | ||||||||
Conhecidas como abelhas sem ferrão, as meliponini já viviam no Brasil muito antes da chegada das abelhas estrangeiras e povoam diversos biomas do país | ||||||||
A USP abre inscrições para o 4º curso online de extensão em Meliponicultura e Ciência Cidadã. Aberta a qualquer interessado no assunto, a atividade oferece 500 vagas e a única exigência é ter acesso à internet e a um dispositivo móvel também com acesso a web. Para se inscrever, basta acessar o site e.usp.br/jjk até o dia 28 de janeiro. As aulas serão ministradas de 7 a 25 de fevereiro, com carga horária de 30 horas.
As meliponini, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão, possuem papel importante na produção de mel, para fins gastronômicos, e também na polinização de plantas, permitindo o desenvolvimento de várias espécies fundamentais que poderiam chegar à extinção sem o trabalho destes insetos.
O pesquisador Celso Barbieri Junior, da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP, que também é um dos professores do curso, explica que a meliponicultura é uma prática dos povos originários do país que vem ganhando espaço nos últimos anos.
A iniciativa gratuita é oferecida pelo programa USP Sustentabilidade, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP em parceria com a Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), a plataforma Meliponicultura.org e o projeto Beekeep. A coordenação do curso é do professor Tiago Mauricio Francoy, da EACH.
Para o professor Antonio Mauro Saraiva, coordenador do USP Sustentabilidade, o programa é inovador e traz diversas possibilidades para a população. “É um projeto piloto desenvolvido na USP com um espaço interdisciplinar e inclusivo para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino, em formato de laboratório aberto e experimental, que acolhe todos os segmentos da universidade na experimentação e ensino de práticas regenerativas e de sustentabilidade”, relata.
Para Barbieri a meliponicultura pode ser praticada por todos. “Qualquer pessoa pode se tornar um meliponicultor, uma vez que das cerca de 300 espécies de abelhas sem ferrão ocorrentes no Brasil, dezenas são manejáveis e completamente inofensivas”.
A USP oferece certificado para aqueles que obtiverem 70% de frequência e nota final mínima de 5 nas atividades.
Texto do release - Elcio Silva - da assessoria de imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP
Fotos - André Matos - Meliponicultura.org Serviço 4º Curso online de Meliponicultura e Ciência Cidadã Inscrições | Até 28 de janeiro de 2022 Onde | e.usp.br/jjk ou no Sistema Apolo da USP em uspdigital.usp.br/apolo/ (Clicar em “cursos e atividades” e digitar “meliponicultura”). Período do curso | De 7 a 28 de fevereiro de 2022 Carga horária | 30 horas Quanto | Gratuito Vagas | 500 (sendo 250 para mulheres e 250 para homens). Será realizado um sorteio caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas oferecidas. Pré-requisitos | Ter acesso a internet e dispositivo móvel também com acesso a web Plataforma do curso | cursosextensao.usp.br Os vídeos também serão disponibilizados gratuitamente pelo canal do youtube do Meliponicultura.org em www.youtube.com/ Dúvidas sobre a inscrição | ccex-each@usp.br Acesse o edital completo em: https://bit.ly/edital-curso- | ||||||||
Informações para imprensa Elcio Silva | Michel Sitnik | Fabio Rubira | Sandra Lima Tel (11) 2648 0472 | (11) 2648 0042 | | (11) 2648 0497 Whatsapp (11) 2648 0042 | (11) 2648 0472 E-mail procin@usp.br | ||||||||
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "USP Acessível", "USP Diversidade", "Incubadora USP de Cooperativas Populares", "USP Sustentabilidade" e "USP Aproxima-Ação". |
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar