Zeca Baleiro, João Bosco, Letrux e JotaPê são os destaques do #CulturaemCasa
janeiro 25, 2022
Atrações musicais estarão disponíveis na plataforma até 28 de janeiro
A programação musical do #CulturaemCasa da última semana de janeiro está bem diversificada. Os apaixonados por música terão a oportunidade de conferir shows com os cantores Zeca Baleiro, Letrux, João Bosco Quarteto, João Camarero e Cristóvão Bastos, Paulo Álvares e Percorso Ensemble, Jota Pê e Artistas do Festival. Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma já registrou mais de 7 milhões de visualizações e é reconhecida por público e artistas por transmissões de altíssima qualidade.
As transmissões são realizadas pela plataforma #CulturaEmCasa e também pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.
Confira!
LETRUX | #CulturaEmCasa Musical | 24/01, 16h e 21h
#CulturaEmCasa Musical apresenta Letrux. Conhecida em todo País após o lançamento de seu primeiro disco solo, “Em Noite de Climão”, lançado pela Joia Moderna em 2017, a escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes, a Letrux, é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. Alerta e sensível às questões de nosso tempo, Letrux é feminista, apoia as lutas pelos direitos humanos, pela igualdade de gêneros e contra o racismo e a homofobia.
PAULO ÁLVARES E PERCORSO ENSEMBLE | Festival de Verão de Campos do Jordão 2022 | 24/01, 20h
Músicos: Simona Cavuoto (violino), Amanda Martins (violino), Elisa Monteiro (viola), Peter Pas (viola), Douglas Kier (violoncelo), Pedro Gadelha (contrabaixo), Horácio Gouveia (piano), Cássia Carrascoza (flauta), Peter Apps (oboé, corne-inglês e oboé d’amore), Giuliano Rosas (clarinete), Francisco Formiga (fagote), Nikolay Genov (trompa), Eduardo Gianesella (percussão), Heri Brandino (percussão), Rúben Zuñiga (percussão)
O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta Paulo Álvares e Percorso Ensemble. O pianista mineiro Paulo Álvares se une ao Percorso Ensemble, grupo cujos concertos abarcam gêneros musicais diversos. Juntos, eles executam a estreia mundial do “Concerto n. 3 para Piano e Ensemble”, do premiado compositor mineiro Eduardo Guimarães Álvares. O programa é composto ainda por “The Book of Spells”, de Clarice Assad; “Rebonds A”, de Iannis Xenakis; e “Son of Chamber Symphony”, de John Adams. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos de Jordão exibe mais de 50 apresentações, divididas em Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea, e conta com um núcleo de especialistas nessas vertentes.
ARTISTAS DO FESTIVAL — PARTE 1 | Festival de Verão de Campos do Jordão 2022 | 25/01, 20h
Live – 20h - 25/01/22 - OSESP
Músicos: Vanessa Moreno (voz), Tiago Costa (piano), Fi Maróstica (contrabaixo), Celso Almeida (bateria)
O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta alguns artistas participantes do Festival. A cantora Vanessa Moreno, vencedora do Prêmio Profissionais da Música (2017 e 2018), sobe no palco junto com o pianista Tiago Costa e o baixista Fi Maróstica, com quem gravou o bem-sucedido “Vem Ver” e “Cores Vivas”, com canções de Gilberto Gil. Junta-se a eles Celso Almeida, baterista de carreira internacional e conhecido também por integrar a banda de Rosa Passos. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos de Jordão exibe mais de 50 apresentações, divididas em Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea, e conta com um núcleo de especialistas nessas vertentes.
Esta edição do Notas Contemporâneas recebe Zeca Baleiro. Em uma conversa mediada por Cleber Papa, diretor do MIS, Zeca Baleiro conta detalhes de sua história, sua trajetória e fala sobre o que lhe inspira como artista. A conversa conta com participação da Banda MIS, que toca clássicos de Zeca. Com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, o programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, preservando a história oral do MIS.
JOTA.PÊ | #CulturaEmCasa Musical | 26/01, 16h e 21h
#CulturaEmCasa Musical apresenta o “cantautor” paulistano Jota.pê. O artista lançou seu primeiro álbum, “Crônicas de um Sonhador”, em novembro de 2015, e já se apresentou no TEDx, Memorial da América Latina, Rio2C, Showlivre e outros eventos, além de participar do The Voice Brasil 2017, sendo considerado por Lulu Santos uma das melhores vozes de todas as temporadas do programa. Em 2020, com o duo ÀVUÀ, formado em parceria com Bruna Black, lançou o disco “Onze Canções Inéditas de Adoniran Barbosa”, indicado ao Grammy Latino 2021, o qual reuniu artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro e Francisco El Hombre.
JOÃO BOSCO QUARTETO | Festival de Verão de Campos do Jordão 2022 | 28/01, 20h
Músicos: João Bosco (voz e violão), Kiko Freitas (bateria), Guto Wirtti (contrabaixo), Ricardo Silveira (guitarra)
O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão apresenta João Bosco Quarteto. João Bosco, acompanhado de sua banda, apresenta um repertório clássico, com canções autorais e composições em parceria com Aldir Blanc, Chico Buarque, Francisco Bosco, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Tom Jobim, Waly Salomão, Antonio Cícero, Abel Silva e Capinam. O público pode esperar por “Mestre-sala dos Mares”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Kid Cavaquinho”, “Fotografia”, entre outras canções. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos de Jordão exibe mais de 50 apresentações, divididas em Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea, e conta com um núcleo de especialistas nessas vertentes.
Sobre #CulturaEmCasa
A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.
A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea Cultural. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Ceará, como o programa Zona de Criação; do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação”; e o Música Conecta, entre outros, com o Espírito Santo. Além do Ponte Aérea Cultural Curitiba com transmissão de vários conteúdos, como o Hip-Hop Vivaldi.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e diversos programas em difusão cultural e economia criativa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 17 anos, a entidade desenvolveu 12 mil ações culturais, atingindo mais de 25 milhões de pessoas.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar