Palácio dos Bandeirantes será “vestido” com projeções modernistas em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

fevereiro 08, 2022

Artistas e obras serão apresentados na fachada do Palácio dos Bandeirantes, SP, no próximo domingo, dia 13


Em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Palácio dos Bandeirantes, em SP, será palco de uma homenagem aos artistas que entraram para a história da arte no Brasil e no mundo intitulada "100 anos de Modernismo - São Paulo celebra a Semana de 1922". Um vídeo mapping vai “vestir” o Palácio com imagens de personalidades e obras fundamentais da Semana de 1922. A vídeo arte, criada pelo Estúdio Bijari, se inspira na produção artística deste momento único da arte brasileira. Serão oito projetores laser com 20.000 lumens. O evento será gratuito e aberto entre os dias 13 e 17/02, das 19h às 22h, e transmitido pela plataforma #Cultura em Casa.


O público vai conferir projeções com artistas cuja influência é fundamental na Semana de Arte Moderna de 1922 como Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Candido Portinari. 


O espetáculo se inspira em cinco temas: Construção; Manifesto da Semana de Arte Moderna; A Semana de Arte Moderna e seus artistas, poetas, escritores e algumas das personalidades que representam este movimento e seu legado; A cidade de São Paulo através dos olhos de Anita Malfatti e Di Cavalcanti, além da homenagem à obra “Operários”, de Tarsila do Amaral. Já o quinto e último ato apresenta um passeio virtual pelas obras de Tarsila estampadas no Palácio do Governo. A projeção também estará no site e na plataforma do #CulturaEmCasa, disponível nas lojas de aplicativos.

 

Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, a instalação ressalta a importância daquele momento histórico: “O legado da Semana de Arte Moderna de 1922 precisa ser celebrado e difundido para todos os públicos como uma forma de preservar e guardar um dos momentos mais importantes da história da arte que teve o Brasil como protagonista”. 


A partir da análise da produção artística foram criadas iconografias com artes originais do Estúdio Bijari, como explica Olavo Ekman, artista e idealizador da obra, que destaca como principal objetivo homenagear os artistas, poetas, escritores, escultores e pintores que deram origem ao movimento:

“O modernismo brasileiro está muito ligado à história de São Paulo e dos imigrantes em São Paulo. Muitos dos representantes deste movimento são descendentes de italianos. O modernismo, quando sai da Academia de Belas Artes e deixa de pertencer ao Museu, abre as portas a uma arte reflexiva, deixa de ser uma representação da imagem e começa a ser uma representação do pensamento”, avalia o artista que destaca também a contemporaneidade e o acesso democrático em seu entendimento.

Serviço:

100 anos de Modernismo / São Paulo celebra a Semana de 1922

Entre 13 e 17/02, entre domingo e quinta, das 19h às 22h, grátis

Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo

Av. Morumbi, 4500 - Morumbi, São Paulo - SP, 05650-905

 

Agenda Tarsila

Além do vídeo mapping, outro destaque das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna é a Agenda Tarsila, plataforma criada em 2021 e lançada no aniversário de Tarsila do Amaral, 01/09, que conta com entrevistas, vídeos exclusivos, material educativo com as participações de parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos, além de curiosidades sobre o movimento e mais de 500 eventos presenciais e online realizados em todo o Estado de São Paulo e demais regiões do Brasil. 

 #CulturaEmCasa

 

A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.

 A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

 

Amigos da Arte

 

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu mais de 60 mil ações que atingem mais de 30 milhões de pessoas.

 

Sobre o Bijari

Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.

 

 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>