Projetos residenciais que atendam as necessidades de quem tem pets em casa

março 19, 2022


https://itpetshop.com.br/wp-content/uploads/2019/08/LOGO-It-Pet-COLOR-300.png



GATOS


Felinos, sejam eles leões ou gatos domésticos, têm necessidades básicas. A vida dos gatos domésticos os obriga a adaptar suas necessidades a ambientes muito mais restritivos, e é aí que a gatificação entra em cena. Gatificação deriva da palavra catification, em inglês, e é um neologismo, que em tradução livre seria “tornar mais gato”. Quer dizer, adaptar para o gato. É exatamente isso. É incorporar ao ambiente da casa elementos que atendam às necessidades do seu gato, e o divirtam. Em outras palavras, gatificação é enriquecimento ambiental.


Gatos precisam de:

1.    Espaço: gatos urbanos vivem, na grande maioria dos casos, em espaços confinados, como apartamentos ou casas com ambientes protegidos. Sim, é para a proteção deles, mas isso, por outro lado, restringe suas possibilidades de explorar.

2.    Território: gatos são seres extremamente territoriais. Quando dividem o espaço com outros gatos, mesmo que tenham um bom relacionamento entre eles, precisam de cantos que sejam “exclusivos”. Quem tem vários gatos sabe que cada um escolhe seu lugar favorito na casa. Eles também marcam seus territórios, deixando seu cheiro em pontos estratégicos.

3.    Caminhos de fuga: quando se sentem ameaçados, seja por outros animais ou por situações do ambiente, os gatos preferem escapar a enfrentar, num primeiro momento. Assim, é importante que o ambiente ofereça essa possibilidade.

4.    Tranquilidade: a vida na cidade traz em si sons, cheiros e uma agitação que é contrária à natureza dos gatos. Portanto, é preciso que a casa ofereça opções para que os gatos se sintam seguros, protegidos, e afastados de situações desagradáveis para eles.

5.    Rotina: Os gatos apreciam sua rotina, o que significa mais do que horários sistemáticos. Gostam de ter seus comedouros e bebedouros sempre no mesmo lugar, assim como suas bandejas sanitárias, que devem estar limpas e organizadas.

6.    Entretenimento: gatos domésticos precisam de estimulação física e mental para se manterem saudáveis. Amam observar o ambiente externo através da janela, de onde podem ver pássaros, insetos, movimento. Amam, também, escalar lugares altos, pular, correr atrás de brinquedos e amolar suas garras – de preferência em arranhadores.


O primeiro passo para gatificar um ambiente é compreender o gato – ou gatos – da casa. Quais são suas preferências, gostos e desgostos? Qual é a sua rotina, horários de comer, fazer suas necessidades, se dar banhos de língua ou dormir? Essas informações serão básicas para iniciar o projeto. Tornar o ambiente mais estimulante para o seu gato pode ser tão simples como criar uma pilha de caixas de papelão, ou tão complexo quanto desenvolver um projeto arquitetônico.

Para começar, vamos pensar no que os gatos gostam:

    Lugares altos, de onde podem observar o ambiente: prateleiras, nichos, passarelas, pontes;

    Lugares reservados, onde podem se esconder e se sentir seguros: tocas, caixas, nichos;

    Arranhadores: papelão, corda, carpete (de preferência não os móveis da casa!);

    Escaladores: telas, rampas;

    Conforto: lugares macios e confortáveis para dormir, como caminhas, toquinhas, mantas fofinhas e almofadas;

    Contemplação: janelas, sacadas, uma TV ligada com programações especiais para gatos, ou até um aquário, para que eles possam ficar “assistindo”;

    Interação: brinquedos fixos, como fitas presas à maçaneta de uma porta, móveis, varetas de caça, com fitas, penas ou bichinhos na ponta, e brinquedos diversos, como ratinhos e bolinhas.


Quando você sentir que conseguiu decifrar e compreender os comportamentos do seu gato, é hora de colocar em prática o conceito da gatificação. Para isso, aqui vão algumas ideias práticas:

    Posicione prateleiras nas paredes, de modo que seu gato possa acessá-las e passar de uma para a outra, criando um circuito. Alturas diferentes, ângulos e nichos ao longo do caminho tornarão a experiência ainda mais interessante para ele. Essas prateleiras podem conter peças de decoração, como livros e objetos, desde que você crie caminhos alternativos para que seu gato não possa derrubar as coisas.

    Crie estruturas suspensas do teto, formando passarelas que se conectam, até um local por onde o gato possa subir e descer.

    Crie estruturas verticais, como árvores de gato e postinhos, onde além de subir, seu gato poderá arranhar, alongar o corpo e deixar seu cheiro. Ao se esfregar nessas superfícies, deixará seus feromônios. Essa marcação de território é importante para que os gatos se sintam familiarizados e confiantes no ambiente.

    Coloque arranhadores em locais estratégicos pela casa, para que seu gato tenha onde afiar as garras, e não decida fazer isso nos móveis da casa.

    Use placas de carpete para criar superfícies antiderrapantes sobre os móveis, prateleiras e passarelas. Além de tornar seu deslocamento mais seguro, ainda serão pontos em que seu gato deixará seu cheiro – através das glândulas que tem nas patas.

    Comida, água e a bandeja sanitária devem ser posicionadas de modo a permitir rotas de fuga, quer dizer, o gato não pode se sentir encurralado enquanto estiver suprindo suas necessidades básicas. Também, não devem ficar escondidas em locais ermos da casa, a não ser que seu gato adore este dado local. Em outras palavras, coloque as coisas do seu gato em lugares que ele goste, ou ele pode decidir fazer xixi e cocô no lugar errado, não comer ou, o que é péssimo, não beber água.

    Tenha brinquedos à disposição, e brinque com seu gato.


CÃES


Os cães fazem parte da nossa vida doméstica há mais tempo do que os gatos. Sua adaptação é, portanto, mais simples nos ambientes urbanos onde vivemos.

Cães saem para passear na rua, vão ao parque, podem frequentar restaurantes e outros locais pet friendly, tendo assim mais opções de entretenimento e oportunidades de exercer comportamentos típicos da espécie, como farejar, explorar, correr e brincar com outros cães. Assim, o ambiente de casa cumpre prioritariamente a função de acolhimento e proteção.


Muitos cães hoje em dia dormem nas camas de seus tutores, que muitas vezes nunca pararam para pensar como é importante para o cão ter sua caminha, seu espaço e suas coisas. Um cantinho pet oferece um local seguro de descanso e uma oportunidade de treinar comportamentos importantes, como a ansiedade de separação. Quando o cão acostuma a ir tirar aquela soneca no seu cantinho, se desconecta de seu tutor de uma forma saudável, o que o ajuda compreender que não tem problema ficar longe do grande amor da sua vida (o tutor) por algum tempo. Sim, pois é assim que os cães que têm ansiedade de separação se sentem, ficam extremamente nervosos e infelizes quando seus tutores se ausentam.


O cantinho pet deve ter uma caminha confortável e de tamanho adequado. É sempre melhor pecar pelo excesso quando o assunto é tamanho da cama, pois camas pequenas demais não oferecem o conforto necessário. A caminha deve ser colocada sempre encostada em uma parede ou até em um nicho, para oferecer a sensação de cantinho de segurança. O local deve ser abrigado de correntes de ar e frio, por isso deve-se pensar em superfícies que, apesar de fáceis de limpar, não sejam geladas demais. Superfícies frias são ótimas para os dias quentes, mas desconfortáveis e perigosas para a saúde do cão no inverno. A caminha deve ter uma manta confortável, pois alguns cães adoram preparar seu ninho, e alguns até entram embaixo do cobertor.


Próximo à cama, deve-se ter um recipiente sempre cheio de água fresca, que deve ser trocada ao longo do dia. O cão deve ter acesso fácil à água em todos os momentos. 


O local onde ele come, ou seja, onde colocamos o comedouro com as refeições, pode ficar próximo à água na área de descanso, ou em uma área separada, por exemplo na área de serviço. Pode-se sempre usar o recurso do jogo americano sob os recipientes, para facilitar na limpeza do dia-a-dia e diminuir os pingos resultantes de cães peludinhos e barbudinhos tomando água.


O cantinho do cão pode ter uma área reservada para guardar os brinquedos, e isso também pode ser uma ótima oportunidade de treinar comportamentos importantes, como reconhecer brinquedos pelos nomes ou cores, pegar e colocar os brinquedos dentro de uma cesta ao invés de deixar tudo espalhado, e outros aspectos do entretenimento que podem trazer benefícios mentais ao seu cão. Assim como crianças, cães às vezes cansam de certos brinquedos. E todos os cães gostam de variedade. Então o ideal é, de tempos em tempos, guardar alguns brinquedos fora da vista do cão, e reintroduzir algum tempo depois, trazendo de volta a sensação de “novidade”. Assim, o cantinho pode ter um armário para guardar esses brinquedos, e outros pertences do seu cão. Mas atenção com o sistema de abertura das portas. Muitos cães aprendem muito rápido a abrir as portas, portanto escolha sistemas que sejam mais difíceis de decifrar, como portas de correr com trava ou fechos-toque. Ainda assim eles podem surpreender! Os armários podem ser elevados, o que diminui o acesso e o risco de surpresas.


A área de fazer xixi deve estar longe do cantinho de descanso. É importante que o cão entenda qual a função de cada área da casa, e o que é permitido onde. Assim, prepare na área de serviço ou no banheiro o local para fazer as necessidades. E jamais deixe a comida perto deste local.




Mariana Penteado de Castro é mãe de pet e conviveu com diversos tipos de animais, em casa ou na fazenda da família, desde a sua infância: cães, gatos, cavalos, serpentes e demais seres silvestres, nativos da Serra da Mantiqueira. São mais de 40 anos de experiência em comportamento animal. https://itpetblog.com.br/wp-content/uploads/2019/05/historia-shop.jpg


Mari está sempre em constante aperfeiçoamento, tanto que é a primeira profissional de banho e tosa no Brasil a ter a certificação Fear Free Pets, que preza pelo bem-estar na abordagem e manuseio dos animais.


A certificação Fear Free Pets a consagra como especialista referência para lidar com pets de diferentes temperamentos – dos mais dóceis aos mais agressivos. Esta habilidade permite que os animais façam uma associação positiva, por exemplo, do processo de banho, secagem, tosa e demais serviços, com confiança, relaxamento e, principalmente, felicidade.




Publicitária e designer por formação, Mari resolveu investir em sua paixão pelos animais ao fundar o It Pet, que começou a sua trajetória com o blog que leva o nome da marca. 



SOBRE O IT PEThttps://itpetshop.com.br/wp-content/uploads/2019/07/arte-pagina-espaco.png

Somos um grupo multidisciplinar que tem uma paixão em comum: trabalhar com pets! Oferecemos soluções certeiras para que todos tenham uma vida mais feliz por meio dos nossos produtos, serviços, técnicas e protocolos constantemente revisados e aprimorados. O resultado pode ser visto no equilíbrio da saúde física e mental dos animais que fazem parte da família It Pet.


Fonte: Mariana Castro, especialista em comportamento animal e CEO do It Pet.


Canais It Pet

www.itpetshop.com.br

Instagram: @itpet_shop 

Facebook: @ itpetblog

YouTube: @ ItpetblogBr

Spotify: It Pet Shop https://bityli.com/ghKKn 

Pinterest: https://pin.it/5wi7z20 




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>