Casa Vogue em clima de verão

novembro 10, 2022

Casa Vogue

Do Mediterrâneo ao Atlântico Sul, edição de novembro mostra a atmosfera descontraída e todas as peculiaridades dos refúgios à beira-mar

O desejo pela casa de praia nasce de um impulso. Um anseio de estar próximo à água, de emoldurar o mar pela janela, de perceber-se parte da natureza. Dada à proximidade do verão, boa parte das histórias trazidas na edição de novembro de Casa Vogue, que já está nas bancas, tem o mar - do Mediterrâneo ao Atlântico Sul - como pano de fundo.

A começar pela seção Em casa com, que traz o refúgio da apresentadora do Saia Justa, Astrid Fontenelle, em Morro de São Paulo, Bahia. Na Ilha de Tinharé, aonde se chega somente de barco ou avião, a casa é repleta de materiais fáceis de manter e de visual neutro. Inspirador, aos poucos o lar ganha o colorido das obras de arte que Astrid distribui pelas paredes.  

É também do mar que vem a inspiração de Elias Lanzarini, à frente do Estúdio Elaya Design, em Itajaí, SC. O marceneiro recolhe restos de embarcações condenadas e as transforma em mobília. A beleza das peças está justamente nas imperfeições. Após sua intervenção, o que seria material descartável, torna-se objeto de valor único e repleto de história.      

Em Urbanismo, uma reportagem superespecial discute o alargamento das faixas de areia em praias do litoral brasileiro, como a Praia Central, em Balneário Camboriú, SC. Também chamado de engorda artificial, a intervenção é feita para minimizar a erosão costeira, evitando problemas como inundação de ruas devido à ressaca do mar, além da revitalização da orla e aumento da área natural. Uma solução interessante por se basear no funcionamento da própria natureza, mas cujos impactos ambiental e financeiro precisam ser exaustivamente estudados antes da implementação.

Já do outro lado do oceano, o hotel Acro Suites, na ilha de Creta, na Grécia, é a dica de Destino para harmonizar corpo e mente. Localizado 12 m acima do Mar Egeu, sua arquitetura rústica tira partido da luz do Sol em toda sua concepção, do amanhecer ao entardecer. À beira da piscina, que se confunde com o oceano, o hóspede certamente terá uma experiência difícil até de adjetivar...  

Na seção Universo, Casa Vogue começa com a morada da empresária do ramo da gastronomia, Linda Maroli, em Ibiza, Espanha. No meio de uma área com vegetação nativa, ela poderia ser apenas mais uma  construção feita com materiais típicos da região. Sua aura local, no entanto, vai além. Projetada pelos arquitetos Bernhard Rustige e Thor Fogelberg, do estúdio Ibiza Living, ela segue os ensinamentos da Vastu Shastra - doutrina indiana milenar que associa os edifícios à natureza, em busca da felicidade.

De frente para o Atlântico, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, uma outra casa desafiou o tempo. Projetada por Ricardo Caruana nos anos de 1980 e renovada pelo arquiteto Felipe Carolo, ela debruça-se sobre uma encosta, protegida pela mata nativa. A intervenção mais abrangente feita pelo profissional ampliou a vista para o oceano sem descaracterizar a arquitetura original, realizada com robustas estruturas de madeira.

Capa da edição, a residência de férias do artista plástico mexicano Bosco Sodi e sua esposa, a designer de interiores Lucia Corredor, na Grécia, é feita com materiais retirados do próprio terreno onde foi implantada. Internamente, obras de arte dele preenchem paredes e estantes, enquanto os móveis garimpados por ela conferem um ar Mid-Century aos ambientes. 

De volta aos trópicos, em meio à Mata Atlântica, o arquiteto Arthur Casas desenhou seu próprio refúgio, na praia de Iporanga, Guarujá, há cerca de 18 anos. Feita com estrutura mista de aço e concreto, desde então a construção mudou muito pouco, recebendo apenas intervenções pontuais de manutenção e atualizações na decoração. Motivo? O caráter duradouro do projeto, definido por linhas retas, volumes simétricos, além de grandes aberturas que favorecem a iluminação e a ventilação naturais.

Para fechar a edição em grande estilo, em Last Look Casa Vogue apresenta “Polifonia Campana”, exposição dos Irmãos Campana que acaba de chegar à Luciana Brito Galeria. Ao todo, são cerca de 50 obras inéditas dos designers, distribuídas pelos cômodos de uma antiga casa projetada por Rino Levi (1901-1965), com jardins de Roberto Burle Marx (1909-1994). A exposição marca o início de uma parceria inédita: pela primeira vez uma galeria de arte brasileira passa a ter em seu elenco um estúdio de design.

Casa Vogue de novembro já está nas bancas e disponível também em versão digital.

Serviço
Revista Casa Vogue | Edição de Novembro

 



a4&holofote comunicaçãoa4&holofote comunicação







Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>