Prêmio Papagaio de Comunicação Animal abre inscrições para sua primeira edição
setembro 01, 2025
Jornalistas, fotógrafos, influenciadores, documentaristas e comunicadores em geral poderão inscrever seus trabalhos de comunicação que dão voz à causa animal no Brasil em uma das dez categorias da premiação
As inscrições para a primeira edição do Prêmio Papagaio de Comunicação Animal estão abertas, uma iniciativa pioneira voltada a reconhecer e valorizar profissionais da comunicação que contribuem com a causa da proteção e defesa dos animais em todo o Brasil.
A premiação conta com dez categorias, nas quais repórteres, fotógrafos, documentaristas, influenciadores, criadores de conteúdo e demais comunicadores podem inscrever materiais de comunicação que tenham produzido, e que divulguem, analisem, monitorem, informem ou fiscalizem pautas que são importantes para a proteção animal.
As inscrições vão até o dia 31 de agosto e devem ser feitas pelo site oficial da premiação. Um dos pré-requisitos é que o trabalho de comunicação tenha sido veiculado ou publicado entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de julho de 2025.
Todas as regras, pré-requisitos e orientações da premiação estão detalhadas no edital.
Mudar a realidade
“A informação é uma ferramenta poderosa para mudar a realidade de milhões de animais explorados ou negligenciados, e esse prêmio é um reconhecimento a quem usa sua voz para promover essa mudança”, diz Taylison Santos, diretor-executivo do Fórum Animal.
Idealizado pelo Fórum Animal, o Prêmio Papagaio entende que a comunicação tem um papel fundamental para conscientizar a sociedade sobre a urgência do debate sobre a proteção e o bem-estar animal. Além disso, a realização de um prêmio deste tipo estimula profissionais de todo o país a produzir conteúdos relevantes sobre a defesa dos animais.
As categorias estão organizadas considerando a diversidade de temas da proteção animal.
Trabalhos de comunicação inscritos podem abordar temas variados, como: a defesa dos animais silvestres; a defesa de cães e gatos; a defesa de animais aquáticos; a defesa de animais explorados para entretenimento (em rodeios, vaquejadas e eventos similares); a defesa de animais em situação de fazenda (como bovinos, suínos, aves, caprinos e outras espécies), entre outros. A premiação inclui uma categoria para trabalhos de comunicação que tratem de políticas públicas em prol da proteção dos animais; e categorias para premiar influenciadores.
Podem ser inscritas, por exemplo, reportagens que discutam uma lei ou Projeto de Lei que beneficie os animais (considerando a categoria: "Políticas Públicas de Proteção Animal"); ou uma série fotográfica que retrate as espécies em risco na Amazônia (considerando a categoria: "Defesa dos Animais SIlvestres"); ou um episódio de podcast que discuta o cenário no Brasil da exploração de animais em rodeios (considerando a categoria "Exploração Animal para Entretenimento"), entre várias outras possibilidades.
O Prêmio Papagaio não fará distinção entre os diferentes formatos, ou seja: comunicadores poderão inscrever seus trabalhos em todo tipo de formato, que concorrerão entre si dentro de cada categoria. O comitê de jurados terá atribuição de avaliar e dar notas para cada um dos trabalhos inscritos, que serão previamente selecionados pela equipe organizadora.
Marque na agenda: 28 de outubro
A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 28 de outubro, no Teatro Gazeta, em plena Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Nesta data, que contará com a participação de celebridades como a atriz Mel Lisboa, serão conhecidos os grandes vencedores.
O evento contará com um coquetel de recepção, além de apresentações artísticas e de muita interação com os participantes. A apresentação da cerimônia ficará por conta do apresentador da TV Record, Celso Zucatelli, que também é presidente do comitê de jurados do Prêmio Papagaio.
Comunicadores de todo o Brasil são convidados a participar, contribuindo com a construção de uma nova cultura de respeito e empatia entre humanos e animais.
Sobre a entidade:
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização sem fins lucrativos, formada por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos-veterinários, advogados, profissionais de marketing e comunicação, geógrafos e pesquisadores, que dão suporte no desenvolvimento de ações de proteção e defesa animal.
Nossa missão é sensibilizar e transformar a sociedade, buscando erradicar o sofrimento, a crueldade e as piores práticas contra os animais. Nesta página, você vai entender um pouco mais sobre a nossa história, além de obter informações sobre nossa missão, nossa visão e nossos valores.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar