Podcast “Era Uma Vez? São Paulo - 10 Anos Depois”, do CineSesc, estreia episódio com o cineasta Evaldo Mocarzel

março 25, 2021

Filmes do diretor entram simultaneamente na plataforma Cinema #EmCasaComSesc e ficam disponíveis por 14 dias


A entrevista será disponibilizada no canal do Youtube (youtube.com/cinesesc)

Nesta segunda-feira, dia 29 de março, o CineSesc estreia o quinto episódio do podcast Era Uma Vez...São Paulo - 10 Anos Depois, com entrevista exclusiva de Evaldo Mocarzel. Com apresentação da jornalista Flávia Guerra, o premiado documentarista de Niterói - RJ, mas paulistano de coração, reflete sobre sua obra e carreira no cinema nacional com produções que transitam por diversas temáticas. Questionamentos e inclusão social são temas abordados em seus trabalhos de destaque, como seu primeiro curta, Retratos no Parque (1999) e À margem da Imagem, que em 2003 viria a ganhar uma versão em longa-metragem. O curta e o longa arrecadaram 19 prêmios dentro e fora do país, entre eles duas menções honrosas no Festival de Oberhausen (o curta), e o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Gramado (o longa).

Para celebrar Evaldo, o Cinema #EmCasaComSesc disponibiliza três de seus emblemáticos projetos: “Do Luto à Luta” (2005), que ganhou prêmios nos festivais de Recife (Melhor Documentário, Filme, Direção, Montagem, Fotografia, Prêmio da Crítica e Prêmio do Público), Belém (Melhor Direção e Montagem), Gramado (Prêmio do Júri) e Rio (Melhor Filme pelo Júri Popular); “À Margem do Concreto” (2005), vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Som e o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Brasília; e Hysteria (2015), que codirigiu com a cantora Ava Rocha e explora o universo do cinema experimental, poético e sensorial. Os filmes ficam disponíveis no streaming gratuitamente por 14 dias em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

 Originalmente apresentado pelo jornalista e crítico Christian Petermann, falecido em 2016, o podcast mescla trechos de entrevistas e debates originais com uma nova conversa com os diretores, que resgatam suas trajetórias e dão suas visões sobre o atual cinema paulistano e brasileiro. Além do episódio de Evaldo Mocarzel, estão disponíveis o episódio de apresentação do projeto e os episódios com Anna Muylaert, Ugo Giorgetti, Ricardo Elias e Tata Amaral. Ouça em youtube.com/cinesesc.


PROGRAMAÇÃO DE FILMES EM HOMENAGEM A EVALDO MOCARZEL

 NO CINEMA #EMCASACOMSESC
De 29/3 a 11/4

DO LUTO À LUTA
Dir.: Evaldo Mocarzel | Brasil | 2005 | 75 min | Documentário | Livre
A partir de sua experiência como pai de uma criança portadora de Síndrome de Down, o diretor investiga os desdobramentos desse problema genético que atinge 8 mil bebês a cada ano no Brasil. Sexualidade, diferenças sociais e preconceito são algumas das abordagens que ajudam a compreender as múltiplas implicações familiares e sociais da deficiência mental.

HYSTERIA
Dir.: Evaldo Mocarzel e Ava Rocha | Brasil | 2015 | 71 min | Documentário | 10 anos
Hysteria é um documentário poético e sensorial, que acompanha as atrizes Janaina Leite, Juliana Sanches, Raíssa Gregori, Tatiana Caltabiano e Evelyn Klein pelas estradas de Santa Catarina encenando o espetáculo homônimo com direção de Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX de Teatro. 


À MARGEM DO CONCRETO
Dir.: Evaldo Mocarzel | Brasil | 2006 | 75 min | Documentário | Livre
Um documentário sobre os Sem-Tetos e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços.

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições – inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté –, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil, Tecido Solidário, Teatro, Música, Dança, Cinema, Esporte, Crianças, Ideias, SescTV, Selo Sesc, Edições Sesc São Paulo, Youtube Sesc São Paulo, Instagram Sesc Ao Vivo, Portal Sesc SP.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>