Mortadela ou Mortandela? Doutor em Letras Pablo Jamilk esclarece essa dúvida

janeiro 25, 2022


No aniversário de 468 anos da cidade de São PauloPablo Jamilk esclarece a dúvida de muitos paulistanos sobre o nome do lanche mais famoso da cidade.   


 O lanche de Mortadela ou MortaNdela como muitos falam, é uma referência, turistas do Brasil e do mundo todo quando passam por São Paulo, não deixam de ir ao Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo), para provar esse lanche que é uma verdadeira refeição.   


 Mas o que causa muita dúvida é, qual a maneira correta de se grafar o nome do embutido que serve de recheio do famoso lanche?  


 Primeiro vamos esclarecer que as duas palavras existem, mas que as duas fazem referência a alimentos distintos. A Mortadela que é consumida no Brasil e é famosa em São Paulo, é dicionarizada e se encontra no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.   


 No dicionário Priberam ela é descrita da seguinte forma: mor·ta·de·la (italiano Mortadella) Enchido grande e largo feito com carne de porco e de boi, misturada com pedaços de gordura e temperos vários, originário da cidade italiana de Bolonha.  


Já a palavra MortaNdela não é dicionarizada e nem é reconhecida pela Academia Brasileira de Letras, ou seja, não existe no Brasil. Mas no norte da Itália ela dá nome a uma iguaria da região de Trentino-Alto-Ádige.


A mortaNdela é um salame feito com carne de porco, e não se assemelha com a mortadela consumida no Brasil, já que ela não é ensacada em tripa, portanto não pode ser chamada de embutido, como nossa tradicional mortadela

  

Sobre Pablo Jamilk: 

  

Com método revolucionário, o professor Pablo Jamilk vem conquistando a Internet    

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares.   


Como conhecedor das bancas examinadoras e dos conteúdos que mais caem nas provas, o professor sabe como alcançar a alta performance nas provas e testes de universidades e instituições públicas brasileiras. 


Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira. 


Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.    


Já foi apontado como um dos professores mais influentes do Brasil no segmento de Língua Portuguesa, Redação e Redação Oficial. 

 Com números que impressionam, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 454 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros.   


No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdo diversos da língua portuguesa, para seus mais de 425 mil seguidores


Atualmente, desenvolve pesquisas de linguagem e cognição, com isso tem produzido trabalhos que podem ajudar a compreender mais claramente como as Fake News impactam a sociedade.   


“Ser professor não é importante para a minha vida; ser professor é a minha vida” Pablo Jamilk     

  

Redes Sociais   

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk  

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial 

Site: https://www.pablojamilk.com.br/ 

TikTok: https://www.tiktok.com/@pablojamilk   

  

Fonte: Consultório da Fama Assessoria  


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

@persephonevanessamaria

Subscribe