Sesc Avenida Paulista recebe poetas finalistas do Prêmio Jabuti para um bate-papo no dia 22 de março
março 14, 2022
Com Mar Becker, Micheliny Verunschk, Jussara Salazar e mediação de Elizandra Souza, encontro discute e celebra a literatura feita por mulheres
Elizandra Souza, Mar Becker, Micheliny Verunschk e Jussara Salazar | Fotos: Larissa Rocha, Divulgação, Melissa Guimarães e Divulgação
No dia 22 de março de 2022, terça-feira, às 20h30, a biblioteca do Sesc Avenida Paulista recebe as autoras Mar Becker, Micheliny Verunschk, Jussara Salazar para um bate-papo, com mediação de Elizandra Souza, sobre a produção feminina na literatura nacional, em especial, a poesia. Os ingressos para a atividade são distribuídos no dia 22, às 19h30, na central de relacionamento da unidade (2° andar).
Na 63° edição doPrêmio Jabuti, em 2021, a lista dos cinco finalistas na categoria “poesia” teve uma configuração atípica: todas eram mulheres. Mar Becker (“A mulher submersa”), Jussara Salazar (“O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros”), Micheliny Verunschk (“O movimento dos pássaros”), Prisca Agustoni (“O mundo mutilado”) e a vencedora Maria Lúcia Alvim (“Batendo pasto”). Nesta mesa, mediada por outra poeta, Elizandra Souza (“Águas da cabaça”), Mar, Micheliny e Jussara discutem e celebram a importância de suas indicações ao Jabuti, além do lugar da mulher na poesia e nos prêmios da literatura contemporânea.
Elizandra Souza é escritora, poeta, jornalista, integrante do Sarau das Pretas, educadora e ativista cultural há 20 anos. Autora dos livros “Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta?” (poesias, 2021), “Filha do fogo- 12 contos de amor e cura” (contos, 2020), “Águas da Cabaça” (poesias, 2012), “Punga” (Edições Toró, 2007) e participação em antologias literárias. Trabalhou como editora e jornalista responsável na Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa (2007 – 2017).
Jussara Salazar é escritora e artista visual. É autora, entre outros de “Carpideiras” (2011, com a Bolsa Funarte, ficando entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom na edição de 2012), “O gato de porcelana, o peixe de cera e as coníferas” (2014), “Fia” (2016), “Corpo de peixe em arabesco” (2019), “O dia em que fui santa joana dos matadouros” (Prêmio Hermilo Borba Filho, 2020) e “Bugra” (2021). Tem sua obra publicada em diversas revistas e traduzida para o inglês, o francês, o espanhol e o alemão. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná.
Mar Becker (Marceli Andresa Becker) nasceu em Passo Fundo (RS) e mora em São Paulo (SP). Publicou “A mulher submersa”, seu primeiro livro (Poesia), em maio de 2020, pela Editora Urutau. Em 2021, "A mulher submersa" recebeu o Prêmio Minuano, concedido pelo Estado do Rio Grande do Sul, e foi finalista do Prêmio Jabuti
Micheliny Verunschk é escritora. Seu primeiro romance, “Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida” (editora Patuá, 2014), foi agraciado com o Programa Petrobras Cultural e com o Prêmio São Paulo de melhor livro de 2015. É mestre em Literatura e Crítica Literária e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo. É autora, entre outros de “Geografia Íntima do Deserto” (Landy, 2003), “O movimento dos pássaros” (Martelo, 2020) e “O som do rugido da onça” (Companhia das Letras, 2021).
SERVIÇO
Literatura | Feminino Jabuti
Com Mar Becker, Micheliny Verunschk, Jussara Salazar e Elizandra Souza
Quando: 22 de março de 2022, terça, às 20h30.
Classificação: Livre
Onde: Biblioteca - 15° andar.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 35 lugares.
Ingressos: Retirada no dia 22 de março, a partir das 19h30, na central de relacionamento (2° andar).
Gratuito.
___
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
É necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose, pessoas a partir de 12 anos, das duas doses (ou dose única), além de documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar