Concerto do mês de junho tem dueto formado pela flautista Sara Lima e pela premiada pianista Theresa Bogard
A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) – série de concertos mensais gratuitos no campus da USP – retoma as apresentações no próximo dia 7 de junho, terça-feira, na Sala Villa-Lobos do prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, a SIM-USP inicia a temporada 2022 com o duo formado pela flautista Sara Lima, primeira flauta da Orquestra Sinfônica de Goiânia, e pela pianista americana Theresa Bogard, artista Steinway, professora da Universidade de Wyoming.
Artista Steinway, a norte-americana Theresa Bogard é professora de piano na University of Wyoming. A artista já se apresentou nos cinco continentes, com destaque para suas performances no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Ravinia Steans Institute com o violoncelista Misha Quint. Sua extensa discografia apresenta trabalhos que abrangem peças para piano solo e música de câmara, compostas desde o período barroco, representando sua especialidade, o fortepiano, até trabalhos escritos por compositores da atualidade. Sara Limaé spalla da Banda Sinfônica de Goiás e primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Já passou por outras orquestras importantes como a Orquestra de Câmara Goyazes, como chefe de naipe dos sopros, e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), como primeira flautista.
No concerto da Biblioteca Mindlin, as artistas apresentam repertório de obras de quatro compositores brasileiros: Carmargo Guarnieri, Estércio Marquez Cunha, Liduino Pitombeira e Brenno Blauth. Confira o programa:
CARMARGO GUARNIERI (1907-1993)
Sonatina para flauta e piano
Allegro
Melancólico
Saltitante
ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA (1941)
Sonata para flauta e piano
LIDUINO PITOMBEIRA (1962)
Sonata para flauta e piano n. 2
Prólogo
Serenata
Epilogo
BRENNO BLAUTH (1931)
Sonata T. 5 para flauta e piano
Allegro
Andante
Allegro con brio
A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o final do ano na sala Villa-Lobos da BBM. A série é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.
A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA-USP.
Serviço:
Série Internacional de Música USP – Sara Lima e Theresa Bogard
Data: 7 de junho
Horário: 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "USP Acessível", "USP Diversidade", "Incubadora USP de Cooperativas Populares", "USP Sustentabilidade" e "USP Aproxima-Ação".
A Escola de Comunicações e Artes é uma instituição pública de ensino superior reconhecida pela excelência de sua produção acadêmica e artística e pela qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação. Pioneira na construção do pensamento comunicacional e artístico do Brasil, a ECA-USP tornou-se, nas últimas cinco décadas, uma escola de referência para todo o país e para a América Latina. Conta hoje com uma estrutura formada por oito departamentos, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Rádio e Televisão, Comunicações e Artes, Informação e Cultura, Jornalismo e Editoração, Música e Relações Públicas, Propaganda e Turismo, além de seis programas de pós-graduação stricto sensu, cursos de especialização, inúmeros centros e núcleos de pesquisa e, ainda, a Escola de Arte Dramática (EAD), dedicada a formação de atores.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar