Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin

Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin

 

 

Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin - imagem 2
Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin - imagem 3
Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin - imagem 4

Concerto do mês de junho tem dueto formado pela flautista Sara Lima e pela premiada pianista Theresa Bogard

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) – série de concertos mensais gratuitos no campus da USP – retoma as apresentações no próximo dia 7 de junho, terça-feira, na Sala Villa-Lobos do prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19, a SIM-USP inicia a temporada 2022 com o duo formado pela flautista Sara Lima, primeira flauta da Orquestra Sinfônica de Goiânia, e pela pianista americana Theresa Bogard, artista Steinway, professora da Universidade de Wyoming.

Artista Steinway, a norte-americana Theresa Bogard é professora de piano na University of Wyoming. A artista já se apresentou nos cinco continentes, com destaque para suas performances no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Ravinia Steans Institute com o violoncelista Misha Quint. Sua extensa discografia apresenta trabalhos que abrangem peças para piano solo e música de câmara, compostas desde o período barroco, representando sua especialidade, o fortepiano, até trabalhos escritos por compositores da atualidade. Sara Lima é spalla da Banda Sinfônica de Goiás e primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Já passou por outras orquestras importantes como a Orquestra de Câmara Goyazes, como chefe de naipe dos sopros, e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), como primeira flautista. 

No concerto da Biblioteca Mindlin, as artistas apresentam repertório de obras de quatro compositores brasileiros: Carmargo Guarnieri, Estércio Marquez Cunha, Liduino Pitombeira e Brenno Blauth. Confira o programa:

CARMARGO GUARNIERI (1907-1993)

Sonatina para flauta e piano

Allegro

Melancólico

Saltitante

ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA (1941)

Sonata para flauta e piano

LIDUINO PITOMBEIRA (1962)

Sonata para flauta e piano n. 2

Prólogo

Serenata

Epilogo

BRENNO BLAUTH (1931)

Sonata T. 5 para flauta e piano

Allegro

Andante

Allegro con brio

Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o final do ano na sala Villa-Lobos da BBM. A série é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA-USP.

Serviço:

Série Internacional de Música USP – Sara Lima e Theresa Bogard

Data: 7 de junho

Horário: 12h30

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP

Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Quanto: grátis

Mais informaçõeswww.sim-usp.com

Série Internacional de Música USP retoma concertos de música erudita na Biblioteca Mindlin - imagem 5

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec – Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural – Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas “USP 60+”, “USP Acessível”, “USP Diversidade”, “Incubadora USP de Cooperativas Populares”, “USP Sustentabilidade” e “USP Aproxima-Ação”.

Sobre a Escola de Comunicações e Artes da USP:

A Escola de Comunicações e Artes é uma instituição pública de ensino superior reconhecida pela excelência de sua produção acadêmica e artística e pela qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação. Pioneira na construção do pensamento comunicacional e artístico do Brasil, a ECA-USP tornou-se, nas últimas cinco décadas, uma escola de referência para todo o país e para a América Latina. Conta hoje com uma estrutura formada por oito departamentos, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Rádio e Televisão, Comunicações e Artes, Informação e Cultura, Jornalismo e Editoração, Música e Relações Públicas, Propaganda e Turismo, além de seis programas de pós-graduação stricto sensu, cursos de especialização, inúmeros centros e núcleos de pesquisa e, ainda, a Escola de Arte Dramática (EAD), dedicada a formação de atores.