SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA DÁ INÍCIO AOS CURSOS REGULARES E DE INICIAÇÃO À DANÇA
agosto 02, 2022
Sob direção artística e educacional de Inês Bogéa as aulas têm
início na primeira semana de agosto. A Escola é 100% gratuita
Cenas de aulas da São Paulo Escola de Dança – Foto 1: Crédito Rafaela Zavisch| Foto 2: Crédito Galeria Produções | Foto 3: Crédito Charles Lima | Foto 4: Crédito Rafaela Zavisch e Leonardo Pedro
“Eu estou muito ansioso para fazer parte deste curso”, disse Alexandre Pedro Tavares, que participou do processo seletivo para integrar o Curso Regular, de Dramaturgia da Dança da São Paulo Escola de Dança - Centro de Formação em Artes Coreográficas - novo equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa. Tavares se une a um grupo formado por outras 150 pessoas que passam a integrar a São Paulo Escola de Dança, a partir de segunda-feira, dia 1 de agosto, quando tem início as aulas dos Cursos Regulares e dos Cursos de Iniciação à Dança.
Na semana de abertura da Escola estão previstas atividades especiais com todos os alunos, como um cortejo de danças brasileiras com Ana Catarina Vieira e músicos, uma ciranda com Miriam Druwe, residências de fotografia com Willian Aguiar e Silvia Machado, uma aula sobre história da dança cênica ocidental com Cássia Navas, além de uma palestra com Neon Cunha, com foco nos conceitos norteadores da Escola, como etnia, PCDs, LGBTQIA+, entre outros.
Os Cursos Regulares são divididos em cinco: Dança e Performance, Dramaturgia da Dança, Figurino da Dança, Multimídia para Dança e Produção e Gestão Cultural. Foram disponibilizadas 30 vagas por turma, totalizando 1.600 horas de conteúdo teórico-prático e atividades extracurriculares para interessados acima de 18 anos. 50% das vagas foram destinadas a pessoas vindas de contexto de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social e/ou relacional e 20% voltadas a pessoas negras (pretas ou pardas) ou de origem indígena. Além disso a Escola, com o intuito de estimular a formação e a permanência dos estudantes, oferecerá neste semestre até 75 bolsas de estudo no valor de R$ 2.600 às pessoas aprovadas, que poderão pleitear o benefício em um processo seletivo específico.
“A São Paulo Escola de Dança tem como propósito a formação de artistas conectados com o mundo em que vivemos, dialogando com diversas áreas do conhecimento, abertos a experimentação, a troca de saberes e a percepção de diversos pontos de vista. Somos uma Escola com fortes características locais para promover o ensino e o aprendizado da dança utilizando arte e educação como elementos de transformação social, com ações que democratizam o acesso da população à formação artística e para isso, temos uma equipe diversa e plural, que entende a dança por múltiplas possibilidades e, sobretudo, que olha para o estudante como único e um importante agente na mudança da sociedade”, fala Inês Bogéa, diretora artística e educacional da Escola.
Cada curso tem duração de dois anos e aulas 100% gratuitas, que visam capacitar os estudantes, tanto no aspecto artístico, quanto técnico para que possam ocupar diferentes posições na cadeia produtiva da dança. As aulas acontecem presencialmente de segunda a sexta-feira - e alguns sábados -, das 8h às 12h, na sede da São Paulo Companhia de Dança, enquanto a sede da Escola, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no centro de São Paulo, passa por reformas para receber as atividades. “Estamos ansiosos pela chegada dos estudantes. Foi um processo lindo podermos ver os Cursos Regulares ganhando vida com a chegada dos coordenadores, professores, mas, sobretudo, dos estudantes que passaram pelas nossas salas no processo seletivo”, completa Inês.
A São Paulo Escola de Dança tem coordenação educacional de Duda Braz e os Cursos Regulares têm coordenação geral de Junior Oliveira. Detalhes sobre cada um dos cursos acima mencionados estão disponíveis no site www.spescoladedanca.org.br
CURSOS DE INICIAÇÃO
Voltados a para jovens entre 13 e 17 anos os Cursos de Iniciação se dividem em quatro estilos - Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança Criativa e Danças Urbanas – e tem o intuito de permitir o acesso ao aprendizado destas linguagens artísticas à população em geral para alunos matriculados no ensino fundamental ou médio. Os cursos têm duração mínima de 2 semestres, com duas aulas semanais de duas horas cada – às terças e quintas-feiras, e às quartas e sextas-feiras – com coordenação geral de Julio César Silva.
CURSOS DE EXTENSÃO
Dividido em quatro diferentes e complementares módulos - Artes Coreográficas e Seus Contextos, Artes Coreográficas e Corpo que Dança, Ensinos-aprendizados Coreográficos, Coreografia, Arte de Muitos Palcos – os Cursos de Extensão tiveram início no primeiro semestre ultrapassando a marca de mais de 600 inscritos, de 115 diferentes cidades e 22 Estados do Brasil e acontecem durante o ano inteiro, de forma online, presencial e híbrida. Com coordenação de Cássia Navas, já foram oferecidos seis diferentes cursos, com mais de 230 alunos presentes.
OPORTUNIDADES E PROJETOS ESPECIAIS
Voltado aos estudantes do Curso Regular, as ações do eixo de Oportunidades e Projetos Especiais, são divididas entre as Bolsas-oportunidade para estudantes dos Cursos Regulares e os Programas de Intercâmbio Cultural. São 74 bolsas oportunidade nesse semestre, no valor de R$ 2.600 às pessoas aprovadas, que poderão pleitear o benefício em um processo seletivo específico. Os programas de Intercâmbio Cultural são divididos em três formas de intercâmbio: para os Cursos Regulares, com Instituições e Residências Artísticas. Para o ano de 2023, estão previstas bolsas de estudos em eventos na cidade de São Paulo e em outros Estados, além de oficinas, mesas redondas, intercâmbios com outras Escolas, entre outros. A coordenação do eixo é da Superintendente de Desenvolvimento da São Paulo Escola de Dança, Marcela Benvegnu.
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos de Iniciação à Dança, que buscam introduzir as diferentes linguagens desta arte para adolescentes entre 13 e 17 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
INÊS BOGÉA | Direção Artística e Educacional
É doutora em Artes (Unicamp, 2007), documentarista, escritora e professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo. Atuou como crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do Domingão do Faustão (2016-2021). É autora de diversos livros infantis como O Livro da Dança; Contos do Balé e Organizadora de Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo; Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a SPCD, entre outros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de 70 documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005) e da série Figuras da Dança da São Paulo Companhia de Dança, a qual também dirige. É autora dos textos do programa “Por Dentro da Dança” com a SPCD (2019- 2021) na Rádio CBN.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar