Braba: Confira o clipe de “Nosso Futuro Jantar”, segundo single do duo mineiro que vai do pop à MPB

setembro 22, 2022

Formado por Bruna Carvalho e Mariana Lima, duo apresenta sonoridade pop e ensolarada em nova música, que reflete sobre relações híbridas entre o digital e o presencial, consequência do período de pandemia; clipe foi lançado no dia 16/9


Uma mistura de beats latinos, pegada pop e uma dose de divertimento para desanuviar a correria do dia a dia. Essa é a tríade que formata o som dançante do duo Braba, formado pelas cantoras e compositoras mineiras Bruna Carvalho e Mariana Lima. Após lançar o segundo single da carreira, “Nosso Futuro Jantar”, a Braba colocou no mundo, no dia16/9, o videoclipe de sua nova música. A produção audiovisual tem como pano de fundo uma ambientação sobre a maneira híbrida pela qual as relações humanas começaram a se acentuar, entre o digital e o presencial. O single/clipe é mais uma prévia do disco completo do duo, previsto para o ano que vem.


Assista ao clipe de "Nosso Futuro Jantar"


Sob a produção musical de Rafael Fantini e com a assinatura de fotografia e vídeo de Bruna Finelli, o videoclipe de “Nosso Futuro Jantar” retrata um encontro entre duas amigas, explorando de forma enigmática a fusão cada vez mais intensa das relações à distância e presenciais: um modo de vida cada vez mais frequente, resultante do intenso período pandêmico que a humanidade ainda atravessa, alternando isolamentos e expectativas de encontros. “No clipe, a gente faz um jantar, que fica entre o presencial e o online, você não sabe muito bem o que está acontecendo, é meio surreal. Isso porque, hoje, a gente mantém amizades no universo digital, que veio transformando essas características do mundo. Você não consegue mais dissociar isso, não é só mais o presencial. O mundo está agora em um mix entre o digital e o presencial”, diz Bruna.


Com refrão espirituoso, que afirma desejos sinceros como “do lado de cá / não falta vontade / tento me distrair”, ao mesmo tempo em que busca extrair alguma leveza do contexto caótico do mundo, a partir do mantra “espero que você aceite / o mundo em pleno caos”, “Nosso Futuro Jantar” conta com stylist de Mariana Armoni; beleza de Felipe Bastos, além de Giulia Araújo na performance digital.


Formada em 2018, a Braba enaltece o trabalho de Bruna e Mariana como cantautoras  neologismo reforçado na cena contemporânea belo-horizontina para aglutinar a ideia de artistas que valorizam a prática de cantar suas próprias canções, em reformulações deste formato clássico da música popular. Sob essa influência, as músicas da Braba vestem uma cobertura sonora moderna e entoam atitudes de libertação e amadurecimento de autenticidades próprias, em letras que abusam de referências ao espanhol, envolvidas por discursos de coragem e enfrentamento às dubiedades muitas vezes amargas da vida.


“Braba é também uma postura, uma forma de ver e reagir ao mundo e às coisas, uma certa coragem plena, muitas vezes feroz, mas sempre com uma simplicidade de se saber que estamos nos descobrindo, nos fazendo e nos libertando todos os dias. Todo mundo já passou ou passa por uma situação em que se sente aprisionado psíquica, emocional ou fisicamente, de alguma maneira, e que busca um reencontro consigo mesmo, essa liberdade de ser autêntico em si”, explica Bruna.

 

Embelezadas por essa altivez musical, as composições da Braba carregam o calor da música latina com roupagem pop eletrônica e harmonias bem brasileiras, azeitadas por violões de nylon, vocais bem trabalhados e percussão. Assim como o single de estreia, a segunda música da Braba, “Nosso Futuro Jantar”, foi gravada na Serra do Cipó, sob a produção atenta de Rafael Fantini, em sessões realizadas em seu home studio, em uma imersão no meio do mato. Em clima de ode à natureza, inerente à energia relaxante da Braba, a canção vai da angústia do início da pandemia até os abraços que aos poucos estão sendo retomados com cada vez mais frequência e segurança.

 

“Essa canção conta um pouco da angústia do não-encontro da pandemia, daquele período inicial onde tudo eram dúvidas e que tivemos que nos adaptar no mundo digital. Mas também criamos a música ‘Nosso Futuro Jantar’ para fortalecer a esperança de poder um dia nos reencontrarmos e podermos celebrar o privilégio de estarmos mais próximos, poder nos abraçar de novo. Esses atos super cotidianos que perdemos e que nos fizeram tanta falta”, contextualiza Mariana.

 

Lançado em março, o primeiro single, “Hasta Mañana” (veja o clipe aqui), é enlaçado por uma malemolência cativante e um refrão em formato de mantra: “hasta mañana no me voy a trabajar / me quedo aquí contigo”. “Essa canção é uma celebração ao amor e ao ócio, é um chamado à diversão em meio à correria do dia a dia. Viver um amor relax, querer ficar junto e esquecer o mundo lá fora, os trabalhos, as preocupações. É um suspiro energético e gostoso em meio à correria dos dias”, diz Bruna.


Além dos lançamentos recentes, “Hasta Mananã” e “Nosso Futuro Jantar”, a Braba está em estúdio para gravar mais duas canções. As músicas integram o primeiro disco completo do duo, previsto para o ano que vem, e trazem, também, a produção musical de Rafael Fantini. “Essas músicas falam mais de experiências do universo emocional, convidando quem ouve a se movimentar na vida e refletir sobre como as relações afetivas podem ser complicadas, mas não menos importantes. Todos os esforços que fazemos nos ajudam a nos entendermos melhor”, adianta Mariana.


Braba: Mariana Lima e Bruna Carvalho


Mariana Lima é compositora desde cedo, autodidata e inquieta. Cresceu numa família onde a arte e a criatividade eram partes essenciais e cotidianas dos afazeres. Com apenas 8 anos começou os primeiros passos no violão, seu principal instrumento. Na adolescência, participou de algumas bandas de garagem e, um pouco mais tarde, se aventurou fazendo parte da Orquestra Infanto Juvenil da Sociedade Santa Cecília, em Sabará. Ao ingressar na graduação de jornalismo, criou, junto de sua irmã Juliana, o duo Fofoca Erudita, com suas músicas autorais, expressando a leveza da juventude. Em paralelo, foi convidada pelo dramaturgo, ator e diretor teatral Bruno Godinho a completar a equipe de criação de vários espetáculos teatrais da belo-horizontina Cia de Yepocá de Teatro, que completa 20 anos neste ano. Foram quatro espetáculos como compositora em parceria do Bruno, dentre outras atividades no grupo teatral. Em 2011, as atividades artísticas ficaram mais espaçadas por conta da maternidade, com o nascimento de Laura e Caio. Em 2018, nasce a Braba, junto da Bruna, um duo cheio de coisas para falar.


Bruna Carvalho é cantora, compositora e performer mineira. Sempre gostou de cantar, iniciando os estudos no coral Angelus Dei aos dez anos de idade e, desde lá, não parou mais. Também se interessa muito por desenho, dança e performance, tendo participado de alguns projetos artísticos em dança contemporânea, ilustração e criado o projeto de performances Cerne. Com o músico e amigo Olivêra criou muitas letras e músicas, tendo participado dos trabalhos solos do artista, ao lado de cantoras como Drica Mitre, Rayana Toledo e Julie Amaral. Outros dois parceiros musicais recentes foram o cantor e compositor Matheus Lune (RJ) e o DJ e produtor Ovinix (BH). Através de uma conversa por redes sociais, reencontrou a compositora e musicista Mariana Lima e assim começaram com toda a história da Braba.


Braba nas redes

 
 
 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>