Mais de 200 mil estudantes participam da Olimpíada de Matemática Matific 2022

outubro 09, 2022

A quarta edição brasileira do torneio teve a participação de alunos de mais de 3 mil escolas, no que foi a maior competição da história da plataforma, além da presença ilustre da astrônoma mais jovem do mundo, que tem 9 anos e faz uso do sistema

 

Com 3.375 escolas e 201.552 alunos, a edição deste ano da Olimpíada de Matemática Matific foi a maior da história. Para Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, esses números são fruto de três fatores: “Uma grande base de clientes que foram engajados a participar; um trabalho árduo atrelado a parceiros e influenciadores da área pública e privada; e o nosso propósito de democratizar o ensino de qualidade, abrindo a competição para escolas públicas e privadas de maneira 100% gratuita”.

 

O evento, que testou os seus participantes por meio de jogos pedagógicos de matemática, foi promovido entre 12 e 16 de setembro, com mais de 32 milhões de problemas matemáticos resolvidos. Os vencedores foram anunciados no dia 4 de outubro, na sede da Microsoft em São Paulo, e as 10 escolas melhor colocadas foram premiadas. As três primeiras receberam prêmios em dinheiro, um troféu personalizado, três tablets e medalhas para os alunos mais bem colocados.

 

O primeiro lugar ficou para a Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, de Belo Horizonte - MG, que teve 99,25% de assertividade, levando 15 mil reais. Para a segunda colocada, Escola Cora Coralina, também da capital mineira, o prêmio foi de 10 mil reais com 98,94% de assertividade e a terceira, Escola Municipal São Judas Tadeu, de Uberaba (MG), levou 5 mil reais, com 93,97% de assertividade. Do quarto ao décimo, cada instituição participante recebeu 2 mil reais e um troféu personalizado.

 

Além disso, todos os estudantes receberam um certificado e moedas para serem utilizadas na plataforma, com base em seu desempenho no torneio. A partir da meta de 200 estrelas por aluno, as certificações foram distribuídas de acordo com a porcentagem de atividades concluídas por cada competidor, podendo ser bronze, prata, ouro, platina ou rubi. Os melhores alunos e professores do ranking nacional também foram premiados com vales-presente da Amazon no valor de 500 reais.

 

A participação especial de Nicole Semião marcou a cerimônia. A menina, de apenas nove anos, é a astrônoma amadora mais jovem do mundo e recebeu o prêmio Criança Prodígio 2022 na categoria “Astronomia” da “Global Child Prodigy”. Fã da Matific, Nicole participou do painel “Histórias que inspiram” compartilhando sua paixão pelas estrelas e como esse amor inspira outras crianças de sua cidade. Na programação do evento, players importantes, como Minéa Pachoaleto Fratelli, Mario Ghio e Vera Cabral, participaram do debate “Como preparar as novas gerações para as profissões do futuro”, com reflexões sobre a educação atual e a importância da inserção de tecnologia no ensino.

 

A Olimpíada de Matemática Matific acontece anualmente em mais de 20 países e, no Brasil, ocorre desde 2015. “A edição deste ano foi diferente. Além dos números históricos, contou com premiações internas em 3 mil escolas, para valorização de professores e alunos, independentemente da posição no ranking nacional”, completa o CEO da Plataforma. Dennis Szyller ainda destaca, assim, que um dos objetivos da Matific com o evento foi alcançado: o de envolver as instituições e as crianças, despertando sua curiosidade e paixão pela Matemática.

 

Apesar do fim da competição, o acesso integral e gratuito à plataforma se estenderá até o dia 14 de outubro. Em breve, a data da Olimpíada de Matemática Matific 2023 será anunciada.

 

Sobre a Matific - A Matific é uma plataforma pedagógica israelense que aperfeiçoa o aprendizado de matemática e de ciências exatas amparada por recursos lúdicos de gamificação. Há oito anos no mercado nacional, o produto da empresa é encontrado em instituições de ensino de todo o país e em sete localidades públicas – o estado do Paraná como um todo e outros seis municípios –, comprometendo-se assim a enriquecer a educação de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Para além dessa dedicação em auxiliar os alunos, a edtech desenvolve metodologias que apoiam o educador na construção de planos de ensino adequados aos respectivos contextos, como o oferecimento de uma Avaliação Diagnóstica.


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>