São Paulo Companhia de Dança celebra Dia das Crianças com atividades educativas

outubro 11, 2022

A partir do dia 12 de outubro, a Companhia realiza parcerias

 com Shopping Light, Top Center Shopping e instituições para comemorar a data

Meu Amigo Bailarino, em Parelheiros – Crédito Rafaela Zavisch

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, prepara diferentes ações para celebrar o Dia das Crianças, que acontece em 12 de outubro. Serão apresentações, lançamento de material educativo e atividades lúdicas em diferentes pontos da cidade.


“A São Paulo Companhia de Dança é uma companhia que atua em diferentes e complementares eixos de atuação. Além da circulação e produção de espetáculos e ações de registro e memória da dança, temos a área de Educativo e Formação de Plateia, que atua com espetáculos gratuitos para estudantes e terceira idade, oficinas, palestras e amplia por meio de diversas ações o acesso à dança em interface com outras áreas do conhecimento. O Jogo da Memória, é um exemplo, que ultrapassa as fronteiras do palco, e nasce em diálogo com o nosso podcast, ‘Contos do Balé’, onde conto importantes histórias dos balés de repertório, que agora chegam de forma lúdica e divertida para todos, especialmente para as crianças”, fala Inês Bogéa. "Criamos lindas ações, com grandes parceiros, para podermos celebrar a criança que habita em cada um de nós e está sempre em movimento na Semana das Crianças”, completa a diretora.


Confira a agenda completa abaixo e os detalhes de cada ação.

12/10 (quarta-feira) - 11h: Meu Amigo Bailarino no Museu da Língua Portuguesa, no bairro da Luz, com apresentação de dança.

12/10 (quarta-feira) - Das 13h às 16h: Ação Educativa no Top Center Shopping, na Av. Paulista com lançamento oficial do Jogo da Memória dos Contos do Balé e atividades.

12/10 (quarta-feira) - 18h: Lançamento do episódio ‘A Sagração da Primavera’, do podcast Contos do Balé nas redes da SPCD.

13/10 (quinta-feira) - 10h: Ação Educativa do Jogo da Memória no Projeto Amigos das Crianças, em Pirituba.

14/10 (sexta-feira) - 14h às 16h: Ação Educativa Jogo da Memória no Ballet Paraisópolis, no Morumbi.

15/10 (sábado) – 11h às 17h: Ação Educativa com Quebra-Cabeça Gigante e brincadeiras, no Shopping Light, no centro de São Paulo.

 

 

Dia 12 de outubro

11h | Meu Amigo Bailarino no Museu da Língua Portuguesa, no bairro da Luz

Para dar início às comemorações, às 11h, a SPCD realiza mais uma edição de seu projeto ‘Meu Amigo Bailarino’, dessa vez no Museu da Língua Portuguesa. Essa é uma ação gratuita do eixo Educativo da Companhia, que tem por objetivo ampliar o acesso à arte por meio da dança em diferentes locais e instituições na região metropolitana de São Paulo. Na ocasião, são apresentados trechos de coreografias, além da oportunidade de conversar com os bailarinos e conferir os detalhes da obra de perto. Neste dia, serão apresentados trechos de Pas de Deux Dom Quixote (2012), com remontagem de Duda Braz, a partir do original de 1869 de Marius Petipa (1818-1910), Pivô (2016), de Fabiano Lima e Aparições (2020), de Ana Catarina Vieira.

 

das 13h às 16h | Ação no Top Center Shopping, na Avenida Paulista

Na sequência, acontece o lançamento do Jogo da Memória, um material lúdico criado também pelo eixo Educativo, a partir dos podcasts "Contos do Balé", que narra grandes histórias de clássicos do balé. A ação é gratuita e acontece em parceria com o Top Center Shopping, das 13h às 16h, em um espaço com peças gigantes do Jogo da Memória para interação do público, na entrada localizada na Avenida Paulista. Além disso, no local, também será possível conhecer os bailarinos Vinicius Lomo e Sofia Tarragó, da SPDC, que esperarão os pequenos caracterizados com o figurino de O Dom Quixote, um dos balés que ilustram as cartas.

 

18h| Lançamento do episódio ‘A Sagração da Primavera’, do Podcast Contos do Balé

A estreia do 18º episódio do podcast Contos do Balé - inspirado no livro homônimo de Inês Bogéa - acontece às 18h e apresenta as aventuras e os encantos que embalam os grandes clássicos do balé de repertório. Esse episódio conta a história de A Sagração da Primavera, um conto russo que conta sobre celebrações ancestrais em reverência à natureza. É possível acessar pelo canal da SPCD no YouTube (tinyurl.com/spcdcontosbale) e na playlist oficial criada pela São Paulo Companhia de Dança no Spotify (tinyurl.com/contosdobalespcd).


Dia 13 de outubro

10h| Ação Educativa no Projeto Amigos das Crianças, em Pirituba

Na quinta-feira, às 10h, é a vez de levar o Jogo da Memória – inspirado no podcast Contos do Balé, que traz as histórias dos principais balés de repertório – para o Projeto Amigos das Crianças, em Pirituba. Durante o dia, os participantes poderão experimentar maneiras de usar esse material para diversão, mas também para conhecer a história do balé clássico e das obras do repertório.

 

Dia 14 de outubro

14h às 16h | Ação no Ballet Paraisópolis, no Morumbi

Na sexta-feira, das 14h às 16h, quem terá contato com o novo Jogo da Memória – inspirado no podcast Contos do Balé, que traz as histórias dos principais balés de repertório – serão os participantes do Ballet Paraisópolis, no Morumbi. Durante o dia, os participantes poderão experimentar maneiras de usar esse material para diversão, mas também para conhecer a história do balé clássico e das obras de repertório.

 

Dia 15 de outubro

11h às 17h | Ação no Shopping Light, no centro de São Paulo

Para encerrar a semana, no sábado, a SPCD realiza ação especial em parceria com o Shopping Light. Quem estiver pelo centro de São Paulo poderá participar da atividade chamada “Qual é a sua Dança?”, que terá um quebra-cabeça de 3 metros ilustrado com foto da obra Divertissement de Paquita (2022), da remontagem feita por Diego de Paula, a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910)Na foto, é possível conferir a cenografia com a reprodução da escadaria do Edifício Histórico do Museu Paulista – Eixo Monumental, de Hélio Nobre e José Rosael, gentilmente cedidas pelo Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. O jogo ficará exposto entre os dias 10 e 30 de outubro, no piso térreo, mas especialmente no dia 15 de outubro, das 11h às 17h, as primeiras 10 pessoas que montarem o quebra-cabeça gigante em menos tempo, ganham um voucher que corresponde a um par de ingressos para assistir a versão do balé O Quebra-NozesA São, de Marcia Haydée, que será apresentado em dezembro pela SPCD.  O resultado será publicado nas mídias sociais do Shopping e da SPCD, às 18h.

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


Sobre o Top Center Shopping

Localizado no coração da Avenida Paulista há mais de 40 anos, o Top Center Shopping oferece ao público praticidade, compras, experiências e bons momentos em um só lugar. Com 6.557 m² de ABL (Área Bruta Locável) e 85 lojas variadas, como: Decathlon, MAC, Starbucks, Bacio di Latte, entre outras, o empreendimento possui localização privilegiada entre as estações de metrô Trianon-Masp e Brigadeiro e atrai cerca de 9.500.000 visitantes ao ano.


Sobre Projeto Amigos das Crianças

Projetos Amigos das Crianças tem seu trabalho pautado nas diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, tendo toda sua atuação voltada para o Distrito de Pirituba, onde seus serviços estão inseridos, e possui boa articulação com os demais serviços socioassistenciais, bem como com políticas públicas da região, no âmbito territorial direcionado à família e aos segmentos: criança, adolescente, jovem, idoso, pessoa com deficiência. Visa também promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas, culturais e profissionais, focando a emancipação do indivíduo, o fortalecimento dos laços familiares e a conscientização do seu papel na sociedade. 

 

Sobre o Ballet Paraisópolis

O Ballet Paraisópolis foi fundado em 2012 pela bailarina, professora e coreógrafa, Monica Tarragó. A ideia de criar um projeto que atendesse crianças e jovens na comunidade de Paraisópolis surgiu da vontade de tomar uma iniciativa perante o que Monica via de sua própria janela: desigualdade e vulnerabilidade.

A partir da experiência adquirida como bailarina e professora de ballet, iniciou um projeto de formação que, por meio do ensino da dança clássica e contemporânea, incentiva crianças e adolescentes na busca por melhores oportunidades de vida.

Hoje o Ballet Paraisópolis conta com um total de 200 alunos sendo diretamente beneficiados, e outros 2 mil na fila de espera. Com o apoio de Gilson Rodrigues da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Monica e sua equipe lutam para transformar sonhos em realidade.


Sobre o Shopping Light

O Shopping Light está localizado no antigo prédio da empresa de energia Light, tombado pelo Patrimônio Histórico. O edifício foi inaugurado em 1929 e, hoje, é o maior centro de compras do coração de São Paulo. Hoje, o Shopping Light possui um grande mix de lojas, dos mais diversos segmentos e outlets, como Adidas, Calvin Klein, Lacoste, Nike, Fila, Puma, Ri Happy, Tommy Hilfiger e Empório Alex. O Shopping conta também com o Complexo Priceless, que é um espaço exclusivo criado pela Mastercard que reúne restaurante, bar, café e uma vista incrível da Cidade. Além disso, há uma completa praça de alimentação com diversas opções de fast-food e buffets, próximo ao Metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira, com total conforto para compras e lazer. O endereço do empreendimento é Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – centro – SP. Para acesso de carro o endereço é Rua Formosa, 157.

 


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>