SESC CARMO REALIZA CICLO DE DEBATES SESC PARQUE DOM PEDRO II: TRANSIÇÕES CULTURAIS DA CENOGRAFIA À ARQUITETURA
outubro 26, 2022
No centenário da entrega do Parque Dom Pedro II, no período de 31/10 a 28/11, além do ciclo de debates que promove o lançamento da publicação, também haverá apresentações teatrais com a Trupe Sinhá Zózima
Com Danilo Santos de Miranda, José de Souza Martins, Oswaldo Faustino, Regina M. Prosperi Meyer, Lula Gouveia e Fernanda Barbara, além de outros profissionais envolvidos na publicação e convidados.
A publicação Sesc Parque Dom Pedro II: transições culturais da cenografia à arquitetura destaca a pesquisa, produção e avaliação de projetos culturais relacionados à Várzea do Carmo e ao Parque Dom Pedro II, com foco na unidade provisória que o Sesc manteve em funcionamento no local, entre 2015 e 2021, apontando para o início das obras arquitetônicas da unidade definitiva, a partir de temas e profissionais envolvidos no trabalho e convidados.
Programação:
31/10 – O ser se define pelo entorno: entre o sonho e a cultura
Conferência de abertura sobre a ação cultural e educativa do Sesc e sua importância no território.
Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.
José de Souza Martins, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge.
Mediação: Patrícia Piquera, Gerente do Sesc Carmo.
07/11 – Imagens da ocupação da Várzea do Carmo
Com base em representações visuais da região da Várzea do Carmo, como cartões postais, óleos sobre tela, fotografias, documentos textuais e entrevistas, a mesa abordará a construção de diferentes imagens, entre as décadas de 1890 e 1950, sobre essa área que foi transformada no Parque Dom Pedro II, bem como as memórias heterogêneas dos diversos agentes sociais envolvidos nesse espaço.
Vanessa Costa Ribeiro, Mestra em História Social pela USP, pesquisadora sobre fotografia e imaginário urbano na Várzea do Carmo, autora do livro Várzea do Carmo a parque Dom Pedro II – de atributo natural a artefato.
Amailton Magno Azevedo, Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. É Pós-doutor pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011); Doutor (2006), Mestre (2000) e Graduado (1988) em História pela PUC-SP; autor dos livros Sambas, Quintais e Arranha-Céus: as micro-áfricas em São Paulo e Ritmos Negros: música, arte e cultura na Diáspora.
Oswaldo Faustino, Jornalista, Escritor e Pesquisador das relações étnico-raciais. Atuou como repórter em rádio, TV, revistas e vários jornais, como FSP e OESP, e como editor de Cultura do Diário Popular. É coautor (com Aroldo Macedo) dos livros A cor do sucesso (Gente, 2000), Luana, a menina que viu o Brasil neném (FTD, 2000), Luana e as sementes de Zumbi (FTD, 2007) e Luana, capoeira e liberdade (FTD, 2007). Lançou a biografia do escritor e compositor Nei Lopes (Selo Negro/Summus, 2009) e o romance histórico A Legião Negra (2011). É colaborador da revista Raça Brasil desde sua criação.
Mediação: Laudo Bonifácio Júnior, Gerente Adjunto do Sesc Campo Limpo.
14/11 - Dentro é Lugar Longe, com Zózima Trupe
A peça acontece em um ônibus em movimento e percorre o centro velho de São Paulo, passando pelo Sesc Carmo e Parque Dom Pedro II. Nesse trajeto, busca espaços da cidade que revelam as áreas internas do ser humano. Após o espetáculo, o grupo fará um bate-papo sobre seu trabalho de pesquisa teatral-poética.
A Zózima Trupe é um grupo de teatro fundado em 2007 na cidade de São Paulo. Os artistas propuseram como ponto fundante dos seus movimentos de pesquisa teatral desbravar as possibilidades do ônibus como dispositivo e espaço cênico; assim provendo acesso às artes cênicas aos cidadãos que utilizam o transporte coletivo: os passageiros-trabalhadores. Além dos espetáculos, a Trupe também desenvolveu outros projetos e ações dentro do Terminal Parque Dom Pedro II, dando continuidade à pesquisa do ônibus como lugar de afeto, não só de trânsito, mas também de pousos.
21/11 –Projetos urbanísticos para o Parque Dom Pedro II
Obras viárias retiraram do Parque Dom Pedro II atributos urbanos, paisagísticos e de espaço público qualificado. A mesa discutirá o Plano Urbanístico do Parque Dom Pedro II, que procurou reordenar seus aspectos estruturais, programáticos e sociais, a fim de garantir suas funções de conexões metropolitanas e seu caráter urbano e simbólico, tendo um olhar atento à população que mora, usa e trabalha na região.
Regina M. Prosperi Meyer, Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Professora Titular da FAUUSP, criou e coordenou o Laboratório de Urbanismo Metropolitano – LUME (1999/2010) na FAUUSP, autora dos livros São Paulo Metrópole (Imprensa Oficial, 2004) e A leste do Centro (Imprensa Oficial e EDUSP, 2006).
Marcelo Ferraz, Arquiteto pela FAUUSP, colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, ex-diretor do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi (1992 a 2001) e do programa Monumenta – Ministério da Cultura para recuperação das cidades históricas (2003 e 2004), Professor da Escola da Cidade, em São Paulo.
Tiaraju Pablo D’Andrea, Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Zona Leste/Instituto das Cidades; Coordenador do CEP (Centro de Estudos Periféricos); Pesquisador convidado da Université Paris VIII, França (2017-2018). Pós-Doutor em Filosofia (2014-2018), Doutor em Sociologia da Cultura (2013), Mestre em Sociologia Urbana (2008) e Graduado em Ciências Sociais (2005), pela USP.
Mediação: Simone Engbruch Avancini Silva, Gerente do Sesc Santos
28/11 - Projetos do Sesc Parque Dom Pedro II
Apresentações da arquitetura efêmera da unidade provisória, cuja programação cultural e educativa se desenvolveu de 2015 a 2021, e do projeto arquitetônico da unidade definitiva, no centro histórico da cidade de São Paulo, além de reflexões sobre as dinâmicas sociais no território.
FernandaBarbara e Fábio Valentim, Mestres em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, sócios do UNA Barbara e Valentim, coordenadores do projeto da unidade definitiva.
Lula Gouveia, Guilherme Ortemblad e Helena Camargo, arquitetos do Coletivo Leve - Superlimão Studio, Zoom Urbanismo Arquitetura e Design e H2C Arquitetura, autores do projeto cenográfico inicial da unidade provisória.
Luciano Ranieri, Engenheiro Civil com MBA em Administração e Gerenciamento de Projetos, Consultor Técnico na Assessoria Técnica de Planejamento do Sesc SP, responsável pelo projeto do Sesc Parque Dom Pedro II
Mediação: Dóris Sathler de Souza Larizzatti, Gerente Adjunta do Sesc Carmo
SERVIÇO:
Sesc Carmo
Sesc Parque Dom Pedro II: transições culturais da cenografia à arquitetura.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar