Bruna Surfistinha se une a influenciadores para pedir respeito às acompanhantes após ataque de jornalista da Band
fevereiro 15, 2023
Repórter disseminou falas misóginas e preconceituosas ao anunciar patrocínio do Fatal Model ao Esporte Clube Vitória
Salvador, 14 de fevereiro de 2023 - Precursora na visibilidade para a profissão de acompanhante, Bruna Surfistinha se manifestou nesta terça-feira (14) em seu perfil do Instagram sobre as críticas sofridas pelo Fatal Model, após o anúncio do patrocínio do Esporte Clube Vitória. A ação, que tem como propósito derrubar tabus relacionados aos acompanhantes e propagar o respeito, profissionalismo e dignificação do mercado adulto, foi atacada ao vivo pelo repórter da Band Bahia, Uziel Bueno. A autora de uma biografia sobre sua experiência também usou a hashtag em apoio ao movimento: #OSistemaNãoPrecisaSerBruto - que faz referência ao jargão usado pelo jornalista Uziel Bueno.
No Instagram, o Fatal Model compartilhou um vídeo exigindo uma retratação imediata do repórter e da emissora, por conta das infundadas acusações proferidas em TV aberta. O conteúdo foi visualizado por mais de três milhões e meio de pessoas em menos de 24 horas, teve quase 45 mil curtidas e recebeu mais de dois mil comentários de usuários da rede social, entre eles, Pedro Scooby, Dra. Deolane Bezerra, Gracyanne Barbosa, Nicole Bahls, Petala Barreiros, Mirela Janis, Bia Miranda, Daniele Bezerra, Dayane Bezerra, Solange Bezerra, Yanka Barreiros, Laís Oliveira e a Federação Nacional dos Jornalista, que também compartilharam o vídeo em seus perfis, exigindo respeito.
"O preconceito maior sempre vem de quem mais consome. Eu me aposentei há 18 anos, mas tenho muito orgulho e respeito por ter sido puta!! E ser puta é bem diferente de ser vagabunda, mas nossa sociedade nunca estará preparada para essa conversa", comentou Bruna, que também cobrou uma posição dos patrocinadores do programa e da emissora.
A plataforma Fatal Model protocolou a notificação extrajudicial solicitando a retratação do apresentador. Procurada, a TV BAND disse ao UOL que a posição de Uziel não reflete a da emissora e confirmou que o jornalista segue no comando do Brasil Urgente.
Sobre o Fatal Model:
O Fatal Model é a maior plataforma do ramo no Brasil, criada em 2016, registra mensalmente uma média de 20,9 milhões de usuários e 504 milhões de pageviews.
O mercado de acompanhantes no Brasil tem, hoje, cerca de 1.5 milhão de profissionais. Embora seja reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde 2002 e não possua restrições legais enquanto praticada por adultos, a profissão ainda lida com estereótipos.
A startup surgiu com a missão de profissionalizar o mercado de acompanhantes através da inovação e do respeito, buscando romper o preconceito em relação à profissão, levar informação aos profissionais sobre os seus direitos e possibilidades no ramo e trazer dignidade para as pessoas se auto afirmarem na profissão que escolheram para o sustento de seus lares.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar