Greener vai neutralizar carbono de foliões paulistanos
fevereiro 19, 2023
Bloco da Latinha Mix, que desfila em São Paulo na terça de Carnaval (21), terá emissões de GEEs compensadas pela Greener
Neste ano, o Carnaval dos foliões paulistanos vai ter uma pegada verde: o Bloco da Latinha Mix, que costuma reunir milhares de pessoas para a folia, terá 100% de suas emissões de GEEs (gases de efeito estufa) calculadas e compensadas pela Greener Preservation Token (GPT) – plataforma que oferta unidades estocadas de carbono para compensação ambiental.
Durante o evento, serão computados itens como uso de combustível fóssil utilizado pelo Trio Elétrico Demolidor e seus equipamentos; emissões fugitivas, gases ou vapores de equipamentos sob pressão, que escapam de refrigeradores, freezers, geladeiras ou extintores de incêndio; a energia da rede, e a energia renovável utilizada. As emissões serão contabilizadas pela JV entre a Greener e a Tacet Vere, consultoria em sustentabilidade.
“A tecnologia blockchain utilizada pela Greener, somada uma arquitetura de processos de boa governança, possibilita às empresas um sistema com segurança, transparência e credibilidade para compensar a pegada de carbono e GEEs (Gases de Efetivo Estufa)”, explica Gustavo Ene, presidente do comitê executivo da Greener. “É possível ter informações de origem e rastreabilidade, com dados sobre o local de preservação, espécies de fauna e flora afetadas, movimentação dos ativos, entre outros dados”.
Essa não é a primeira vez que eventos de grande porte utilizam a tecnologia da Greener para realizar a compensação do carbono emitido. A empresa já realizou outras duas grandes ações como a participação do craque de futebol, Ronaldinho Gaúcho na Copa do Mundo do Catar, e o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, realizado no ano passado.
Além da compensação de carbono com a Greener, o mega bloco também vai contar com a ajuda de uma empresa de reciclagem, que seguirá os foliões recolhendo latas, copos e papeis.
O Bloco da Latinha Mix, Produzido pela MB Produções com Promoção Exclusiva da Rádio Mix, acontece no próximo dia 21, terça-feira, das 13h às 18h. Os foliões vão sair do Obelisco do Ibirapuera e irão até o Monumento das Bandeiras. As atrações incluem Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Di Ferrero (NX Zero), Bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro e DJs Dubdogz.
Tecnologia para compensação de carbono
A plataforma da Greener tem como objetivo o desenvolvimento de uma economia verde com base na comercialização de ativos digitais para compensação de carbono e GEEs, rastreáveis e verificáveis. Para isso, a empresa utilizada a tecnologia blockchain e a tokenização para a criação de ativos digitais. Cada token vendido na plataforma GPT representa uma Unidade Estocada de Carbono (UEC) equivalente a tonelada individualizada, possuindo uma identificação única (hash) composta por suas documentações.
O projeto abrange uma área de mais de 530 mil hectares de vegetação nos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, onde vivem mais de 2 mil espécies de animais em um vasto bioma.
O uso da tecnologia do blockchain, voltado para o mercado cripto, faz com que todo o processo de compensação seja seguro, rápido e transparente. Logo, quem precisa compensar suas emissões adquire o token e, na outra ponta, os projetos sustentáveis têm a garantia de que serão mantidos, pois, além de rastreável, a Greener usa um sistema homologado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os ativos que dão lastro ao GPT contam com certificações da Suíça - Société Générale de Surveillance (SGS) em ESG, além de terem metodologia brasileira revalidada pela Ernst & Young e serem auditados pela PWC Brasil.
Sobre a plataforma Greener
A plataforma Greener foi criada pela startup britânico-brasileira DaX Green, que atua no soluções em blockchain e pelo fundo Jade Sustentabilidade gerido pela REAG investimentos, uma das maiores gestoras independentes do país. O sistema utiliza o protocolo Polygon da rede Ethereum.
Estimativas iniciais apontam que o GPT vai conservar 34 milhões de metros cúbicos de madeira em pé (floresta) e a colocação de 74,2 milhões de toneladas de ativo de carbono verde em circulação, resultantes do processo de preservação ambiental, esta última considerada entre as maiores do mundo. Para mais informações, acesse: https://begreener.io
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar