Clássico do sci-fi feminista inédito no Brasil é lançado pela Editora Aleph
abril 28, 2023
A Editora Aleph acaba de anunciar a pré-venda do seu próximo lançamento, Língua nativa. O romance de Suzette Haden Elgin, publicado pela primeira vez em 1984 e até então inédito no Brasil, foi traduzido para o português por Jana Bianchi. Elgin foi uma pesquisadora em linguística experimental, poeta e escritora de ficção científica e é conhecida por suas obras que exploram a linguagem e a comunicação.
O livro se passa em um futuro distópico onde os direitos das mulheres foram sumariamente revogados. Nesse cenário, Nazareth Chornyak, uma linguista com talentos únicos, é enviada para a Casa Estéril de sua Família, onde apenas aguarda a morte. Ela então se torna a peça-chave de um movimento audacioso que desafiará o poder dos homens e dará início à revolução: a construção de uma língua própria das mulheres.
Com uma escrita impactante e uma narrativa poderosa, Língua nativaé um clássico absoluto tanto da ficção científica quanto da literatura feminista. O livro é um manifesto da importância da liberdade e da resistência em face da opressão masculina.
• A língua criada pelas mulheres no romance se chama Láadan e sua construção foi desenvolvida no livro, mas também além dele. A autora acreditava que uma linguagem destinada a expressar as teorias e opiniões das mulheres seria capaz de mudar a cultura.
• Língua nativa é comparado com frequência a O conto da aia, de Margaret Atwood, outro romance feminista e distópico de ficção científica.
• A edição brasileira trará também uma plataforma de universo expandido sobre o livro e a autora, a Órbita, que poderá ser acessada através de um QR code.
Suzette Haden Elgin (1936-2015) foi pesquisadora em linguística experimental, poeta e escritora de ficção científica. Fundou a Science Fiction Poetry Association e é considerada uma figura importante no campo das linguagens construídas de ficção científica. Entre seus trabalhos mais conhecidos também está a série de livros de não-ficção The Gentle Art of Verbal Self-Defense.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar