“A Ópera como Elemento Agregador de Diferentes Formas de Expressão Artística”, com a cantora lírica Karolyne Liesenberg, é o tema da videoaula inaugural da nova série da Academia de Ópera, que vai ao ar a partir do dia 11 de maio. A iniciativa faz parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e os vídeos estarão disponíveis no site do projeto e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sinos é uma parceria da Funarte com a UFRJ.
Teatro San Cassimiro – reprodução de ilustração da internet
O primeiro episódio da nova série de oito videoaulas da Academia de Ópera tem como tema “A Ópera como Elemento Agregador de Diferentes Formas de Expressão Artística”. Na telinha, a cantora lírica Karolyne Liesenberg, percorrerá a história do gênero, desde seu surgimento, no século XVII, até os nossos dias, destacando sua interação com teatro, Dança e Música. Este primeiro vídeo estará disponível gratuitamente a partir de 11 de maio, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, e aqui no site. A Academia de Ópera e o Sinos fazem parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
“A palavra ópera vem do latim ‘opus’, que significa ‘obra’”, explica Karolyne Liesenberg (na foto abaixo) na primeira videoaula da série. Ela conta que o gênero nasceu como um teatro musicado, ou seja, o compositor escolhia um Libreto (que seria o enredo da ópera) e, a partir desse Libreto, ele compunha a música. “A ópera é uma união de música – e aqui se incluem orquestra, coro e solistas –, drama e espetáculo, sendo que a música normalmente desempenha a principal função”, revela a professora.
Karolyne resume seu primeiro vídeo: “Falamos sobre o surgimento e conceito básico da Ópera; surgimento de Casas de Ópera na Itália e Europa; elementos que a ópera pode agregar além da música instrumental e vocal, como cenário, figurino, figurantes, iluminação e jogo de luzes e dança, além de citar várias montagens e compositores que são superimportantes”.
Os temas de todas as videoaulas da série:
A Ópera como elemento agregador – com Karolyne Liesemberg
Elementos constituintes do espetáculo: Coro e Ballet – com Karolyne Liesemberg
Ópera de Intermezzo e Ópera buffa – com Rosiane Kill Queiroz
Verismo e a representação de vida comum – com Karolyne Liesemberg
Movimentos do século XX: aproximação do teatro e o discurso cantado – com Juliano Dutra
Vozes – com Carolina Faria
Orquestra: instrumentação, substituição e equilíbrio – com Juliano Dutra
A orquestra: Buscando repertorio – com Juliano Dutra
A Academia de Ópera
A Academia de Ópera nasceu como uma das iniciativas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, e tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras, e junto a instituições que mantenham orquestras jovens. O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. E contempla também a produção e apresentação de espetáculos, incluindo quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.
O projeto Sinos
Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.
O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)
A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.
Serviço
Novas videoaulas da Academia de Ópera
Quando: primeiro vídeo disponível dia 5 de maio de 2023, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.sinos.art.br
Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar