Projeto Polos Hub celebra Dia Nacional das Comunicaçõescom oficina de Isogravura e reciclagem de materiais
maio 24, 2023
A Estação Educativa de maio homenageia as comunicações
se debruçando com a arte
No mês de maio, a Estação Educativa do projeto Polos Hub, iniciativa de intercâmbio cultural museológico do Oi Futuro e do Coeficiente Artístico, apresenta a Oficina de Isogravura através da reutilização de materiais. A ação visa homenagear o Dia Nacional das Comunicações (05) e ainda, o Dia Nacional dos Museus (18), datas comemorativas deste mês. A agenda gratuita acontece no dia 27 de maio, no Térreo do Centro Cultural Oi Futuro.
Os participantes poderão explorar a arte e a comunicação através da expressão artística, maneira legítima de se comunicar e de ter em espaços como em Museus. Na arte-técnica, os carimbos serão realizados em bandejas de polietileno expandido (Isopor), transformando o lixo de difícil tratamento em arte.
A oficina de Isogravura enaltece o caráter revolucionário da gravura para a história da comunicação, disseminação do conhecimento e utilizando técnicas de fácil replicação, atento para a reutilização de lixo, com prioridade, para o lixo não reciclável. Com classificação livre, a atividade está sujeita a lotação, com disponibilidade para 20 pessoas.
Sobre o Polos Hub
O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.
“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.
Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar