PESSOA FÍSICA JÁ PODE INVESTIR EM MÚSICA NO BRASIL A PARTIR DE R$8: CHEGOU A BRODR.COM

outubro 29, 2020

Ser o dono de uma música, álbum, coletâneas ou frações de ativos musicais e ser sócio de seu artistas favoritos já é uma realidade







A BRODR é a primeira empresa brasileira especializada na venda direta de frações de ativos musicais para pessoas físicas ou jurídicas. A empresa tem menos de dois anos de existência e foi fundada pelos empreendedores Ricardo Capucio, Ricardo Drummond e Henrique Mascarenhas. Os três sócios identificaram uma tendência na indústria da música com novas oportunidades para quaisquer tipo de investidores. 


Até criarem a BRODR atuaram por mais de 20 anos no mercado de tecnologia e finanças. O Henrique Mascarenhas é empreendedor  co-fundador da RM Sistemas, uma das maiores empresas no segmento de TI do Brasil, adquirida em 2006 pela TOTVS.  Já o Ricardo Capucio é advogado especializado em Direito Digital e Propriedade Intelectual e se estabeleceu no mercado de tecnologia, com reconhecimento nacional no setor. Ricardo Drummond fundou a mLearn em 2013 com o app Qualifica, ferramenta inovadora em educação mobile que contribuiu para capacitação profissional de milhões de pessoas. Henrique e Ricardo participaram do GSP2019, programa da Singularity University na Califórnia. Assim, somaram forças e experiência para trazer ao Brasil um negócio que já é realidade nos EUA e Europa. O modelo aproxima artistas, compositores e produtores dos investidores. A ideia é simples e unifica os interesses das pessoas e empresas em torno do mesmo objetivo: aumentar o valor e o crescimento das músicas, ativos com real potencial de valorização nos próximos anos diante da explosão do consumo no digital.


O diferencial da BRODR é vender os ativos musicais de forma direta e fracionada, gerando uma sinergia entre os autores, artistas, fãs e investidores. Ao formarem essa poderosa aliança todos trabalham juntos com sentimento de dono do produto e atuam diretamente no crescimento das projeções. Nada poderia ser mais ganha-ganha. Os donos dos ativos musicais ou BRO’s (Brodr Right Owner) colocam à venda uma fração de sua obra, podendo ser uma faixa, um álbum ou todo o seu catálogo, mantendo sempre a maior porcentagem do ativo. O investidor conquista o poder de comprar uma fração do ativo chamado de M-Share (Music Share). E, dessa forma, esta feita sociedade entre o BRO e o investidor. 


A cada play em uma música nas lojas e serviços digitais os detentores dos direitos autorais da obra ou a propriedade da gravação recebem uma fatia do valor arrecadado com a sua utilização (publicidade veiculada e assinaturas dessas plataformas). O rendimento acontece na medida em que as músicas são ouvidas nas plataformas (YouTube, Apple Music, Tidal, Spotify, Deezer, etc.). Os valores a título de royalties são repassados mensalmente ou a cada trimestre diretamente aos investidores. A Brodr.com se encarrega de receber os valores, conferir os relatórios e depositar automaticamente na conta de cada investidor de forma transparente e segura. 

Para os BRO’s os benefícios são certos pois ganham não apenas o adiantamento de receitas pelos ativos vendidos, mas pelo impulsionamento nas plataformas e nas redes sociais, graças aos sócios-investidores. A oferta inicial de um ativo musical - IRO (Initial Rights Offering) - ocorreu em Junho/20 e foi um sucesso. Os M-shares se esgotaram em menos de 2 horas. Atualmente, está disponível na plataforma M-shares do cantor e compositor gospel Guilherme Franco. O ativo musical é composto por 300 canções interpretadas pelo Duo Franco e por cantores de renome nacional da indústria Gospel como Gabriela Rocha, Júlia Vitória, DJ PV e Ludmila Féber. Nessa oferta há ainda a vantagem de que a administração das obras é realizada por uma das maiores editoras musicais do mundo, a Sony ATV. Em breve, a BRODR disponibilizará ativos do mais variados estilos de grandes artistas.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>