Final de Semana: Chico Rei Entre Nós terá exibição no Citronela Doc, em Ilhabela
setembro 10, 2021Documentário investiga os ecos da escravidão nos dias de hoje a partir da história de Chico Rei; festival conta com sessões online e presenciais com vista pro mar
Premiado na 44ª Mostra Internacional de São Paulo, Chico Rei Entre Nós explora os ecos da escravidão na vida das pessoas negras dos dias de hoje e mostra o quão emancipador é o sentimento de pertencer a um coletivo. O ponto de partida é a história de Chico Rei, ou Galanga, rei congolês trazido como escravo para trabalhar na região de Outro Preto, em Minas Gerais, em 1740. Ele comprou sua própria liberdade e a de outros escravos, e foi eternizado no “Reinado”, cerimônia anual que acontece na cidade mineira.
O documentário partiu de uma ideia original da Abrolhos Filmes e é o primeiro longa dirigido por Joyce Prado. “A história de pessoas negras em países colonizados, quando narrada, é geralmente contada através da perspectiva dos colonizadores. Nossas vidas foram continuamente marginalizadas, apagadas e reprimidas. A população do país precisa conhecer e reconhecer que foram seus antepassados, a fim de compreender o hoje”, diz a diretora.
A sessão presencial de Chico Rei Entre Nós será no sábado (11), às 16h30, no Esporte Clube Ilhabela. O espaço obedece aos protocolos de segurança contra a Covid-19. Pela plataforma online, será possível assistir ao filme até 16 de setembro.
Sobre Abrolhos Filmes
A Abrolhos produziu o longa-metragem documentário "Chico Rei Entre Nós" (Joyce Prado, 2020), selecionado para a 44a Mostra Internacional de São Paulo, 13o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e 27o Festival de Vitória. Também produziu os curtas-metragens “Solidão 22B” (Jaqueline Vargas, 2016), exibido pelo Canal Brasil, “Chico Rei em Movimento” (André Sobral, 2015), finalista do Prêmio Telas e “Idílio” (André Sobral, 2015), além do média-metragem documentário "Heróis do Brasil - Independência da Bahia" (André Sobral e Fabrício Mendieta, 2012), exibido pela TV Cultura e disponível na plataforma Videocamp.
Sobre Joyce Prado
Formada em Comunicação Social: Rádio e TV pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC. Desenvolve trabalhos na área de cinema documental, ficcional e publicitário como diretora e produtora. Atuou nas produtoras: Primo Filmes, Abrolho Filmes, Gullane, Produtora Associados, Sagaz Filmes, Geral Filmes, Timore AV e Cinema Zungu. Em 2014, fundou a produtora audiovisual Oxalá Produções realizando conteúdos focados na cultura afro-brasileira e diaspórica. Principais trabalhos: long/fic "Zion" (em desenvolvimento), curta/doc "Memórias de Um Corpo no Mundo" (2018), websérie "Cartas de Maio" (2018), curta/doc "Okán Mímó" (2017), curta / fic "Fábula de Vó Ita" (2016), websérie “Empoderadas" (2015). Atualmente, é Diretora Administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) com atuação frente a Administração Pública, instituições e empresas relacionadas ao audiovisual.
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar