­

Aberta consulta pública sobre regras para preservação da Casa Grande e Tulha, em Campinas (SP)

julho 19, 2022

As manifestações podem ser enviadas até 14 de agosto, por meio de formulário eletrônico. (Foto: Eneida Ferraz)

A sociedade poderá se manifestar sobre as diretrizes de preservação e os critérios para intervenções na área de entorno do bem tombado Casa Grande e Tulha da Antiga Chácara Paraíso das Campinas Velhas, localizado no município de Campinas, estado de São Paulo. 


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, abriu prazo de 30 dias para que a minuta de portaria passe por consulta pública antes de ser publicada no Diário Oficial da União e as novas regras entrem em vigor.  


As contribuições para o aperfeiçoamento da proposta de regulamentação serão recebidas até o dia 14 de agosto de 2022. Terminado o prazo de 30 (trinta) dias, o Iphan fará a análise e a consolidação das contribuições recebidas ao longo do processo de Consulta Pública, e publicará as respostas juntamente com o texto final da minuta de portaria.


Para enviar comentários, dúvidas e sugestões, os interessados devem acessar a documentação disponível para download. No formulário digital da portaria, ao realizar contribuições, como alteração ou exclusão de conteúdo, deve-se incluir uma justificativa com até quinhentos caracteres. Caso você precise aportar mais conteúdo às suas contribuições, utilize o seguinte e-mail: consultapublica.norm@iphan.gov.br indicando o bem tombado, titulo, capítulo/seção e artigo. 


Sobre a Casa Grande e Tulha 


O local compõe a trajetória de formação da cidade de Campinas (1774) e seus diversos ciclos econômicos. Representa a cultura material de construção da economia açucareira e do café, entre os séculos XVIII e XIX, bases para a consolidação do projeto industrial paulista. O bem recebeu o título definitivo de Patrimônio Cultural Brasileiro em 2021. 


A Antiga Chácara das Campinas Velhas, que depois passou a se chamar Chácara Paraíso, com suas edificações, é parte de uma antiga propriedade rural, com origem numa das duas primeiras sesmarias concedidas pelo então governador da capitania de São Paulo, Conde de Sarzedas, em 1732. 


A arquitetura das edificações apresenta, até hoje, as características originais da época, com paredes em taipa de pilão. A importância da localidade e do monumento arquitetônico fez com que o local fosse considerado um sítio arqueológico totalmente preservado. 

 

Acesso aos documentos para a Consulta Pública – Casa Grande e Tulha da Antiga Chácara Paraíso das Campinas Velhas, no município de Campinas (SP).


Link para acessos aos documentos da consulta pública: 

Formulário

Minuta

Mapas

Aviso de consulta pública (DOU)

Para consulta às manifestações técnicas, acesse o Processo Administrativo nº 01450.000022/2019-52, no Sistema Eletrônico de Informação do Iphan (SEI).

Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>