Chá: como escolher o Matcha ideal para você

outubro 05, 2022

Super chá japonês é o queridinho dos planos alimentares por conter alto teor antioxidante e ser um aliado do gasto calórico

 

 

Com alto poder antioxidante e energético, o Matcha virou o queridinho dos planos alimentares porque acelera o metabolismo e é um aliado do gasto calórico. Mas você sabia que nem todo Matcha é igual? Maior e mais especializada rede de chás premium do país, a Tea Shop preparou dicas para você entender as diferenças e escolher o Matcha ideal para o seu dia a dia.

“A alta concentração de propriedades torna de fato o Matcha irresistível, mas é preciso conhecer as características do chá para ter a certeza de estar fazendo a escolha certa”, explica o tea sommelier Michel Bitencourt, que também é o CEO da Tea Shop. “A qualidade da produção é o que garante o sabor e os benefícios para a saúde”, acrescenta o especialista.

Confira as dicas:

 

1.    Cuidado no plantio

 

O verdadeiro Matcha passa por um processo de sombreamento, no qual as folhas do chá são protegidas do sol. Isso faz com que o sabor fique menos amargo e o pó tenha uma cor verde viva.

 

2.    Qualidade dos ingredientes

 

O Matcha legítimo deve ser feito somente com as folhas naturais e moídas da Camellia sinensis, a planta que dá origem ao chá. Assim, ele apresenta uma espuma que dura vários minutos após o preparo, além de aroma e sabor vegetais.

 

3.    Processo artesanal

 

Os Matchas de qualidade são moídos em moedores de pedra. Evite os processados em máquinas, pois podem conter impurezas e reduzir as propriedades.

 

 

Para conhecer o Matcha

 

Primeiro, você precisa saber que o Matcha é resultado de um processo artesanal no qual os brotos jovens da Camellia sinensis são reduzidos a um pó fino em moinho de pedra. Muito apreciada no Japão, a bebida tem cor verde viva, resultado do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. O resultado é uma explosão de propriedades que fazem bem à saúde. Para você ter uma ideia, o Matcha é uma das bebidas naturais com maior nível de antioxidantes: 100 gramas de Matcha fornecem 120 vezes mais do que na mesma medida de espinafre.

Para escolher o Matcha ideal, é preciso conferir se o produto segue as técnicas corretas de plantio, colheita e processamento. Depois, é importante entender que existem diferentes categorias do chá. Para 200ml, apesar de todos oferecerem nível de antioxidantes equivalente a 10 xícaras de chá verde a granel, existem algumas diferenças entre eles. Aqui, a dica dos especialistas da Tea Shop é identificar qual o seu nível de familiaridade com o Matcha:

 

Nível iniciante – Para quem ainda está se familiarizando com o sabor do super chá japonês, a dica é começar pelo Matcha Latte. Aromatizado e de cor verde fosca, tem sabor suave e ainda assim garante alto nível de antioxidantes.

 

Nível intermediário – O Organic Matcha é a sugestão para quem já está habituado ao sabor do Matcha. Puro e de cor verde escura, tem sabor umami (é o quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo) e maior nível de antioxidantes.

 

Nível especialista – Para quem já é iniciado na bebida, a dica é o Organic Miracle Matcha. A cor verde brilhante e o sabor doce e intenso indicam o altíssimo nível de antioxidantes e nutrientes.

 

 

A Tea Shop

 

Fundada em 1991, em Barcelona, a Tea Shop tem hoje mais de 100 lojas em cinco países e desembarcou no Brasil via Porto Alegre, em 2013, pelas mãos do empresário e tea sommelier Michel Bitencourt. A rede comercializa mesclas desenvolvidas em laboratórios exclusivos a partir de matéria-prima vinda das principais regiões produtoras do mundo. Selos internacionais identificam a procedência dos produtos e a adoção de técnicas sustentáveis de cultivo nos países de origem. O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine de mesclas à escolha do consumidor, com opções para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.) e para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida.  

 



 
 


Créditos: Estúdio Pegorer

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>