Carnaval no Curta!On com seleção de filmes e séries para embalar a folia

fevereiro 15, 2023

Velha Guarda da Portela no filme “O Mistério do Samba” (Créditos: Divulgação/Curta!On)

FILMES SOBRE CLARA NUNES, CARTOLA, CANDEIA E DEMAIS SAMBISTAS ESTÃO NA PLATAFORMA, DISPONÍVEL NA CLAROTV+ E EM CURTAON.COM.BR 

Para quem vai aproveitar os dias de Carnaval para relaxar em casa, mas não dispensa um bom samba, o Curta!On – Clube de Documentários traz uma seleção especial: “Pra Sambar”, com longas e episódios de série que se relacionam com esse ritmo tão brasileiro.


São 14 conteúdos, que podem ser sobre sambistas como Cartola, Clara Nunes, Candeia, Clementina de Jesus e Tia Surica; sobre músicos como Rogério Caetano e Carlinhos 7 Cordas – ambos temas de episódios da série “Sete Vidas em Sete Cordas” -; sobre o gênero musical em si e suas ramificações – como em “Partido Alto” –; sobre as escolas de samba, como em “Coração do Samba” e “O Mistério do Samba” ou sobre uma parte da história do ritmo, como nos episódios selecionados das séries “As Canções Que Tocaram o Brasil”, “Alegorias do Brasil” e “Danças Brasileiras”.


O Curta!On – Clube de Documentários pode ser acessado através da ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar.

 

Confira as produções selecionadas:

 

“Coração do Samba”

Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão. Direção: Theresa Jessouroun. Duração: 72 min. Classificação: 12 anos.



 

“O Mistério do Samba” 

Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.  Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Duração: 88 min. Classificação: Livre.

 


 

“Clara Estrela”

Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela” resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV. Direção: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir. Duração: 71 min. Classificação: Livre.



“Clementina” 

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper.  Duração: 75 min. Classificação: Livre. 



 

“Cartola – Música Para Os Olhos”

A trajetória de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, baluarte da Estação Primeira de Mangueira e um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. Em paralelo à história do artista, o filme reflete sobre a construção da memória do país. Direção: Hilton Lacerda, Lírio Ferreira. Duração: 88 min. Classificação: 10 anos.



 

“As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio: "Teresa Cristina"

“As Canções da Minha Vida” é um grande painel da música brasileira, mostrando quais as músicas que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina apresenta sua interpretação de “Minha História”. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustra o papo com a versão de “Travessia”, famosa na voz de Milton Nascimento. Direção: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre.




“101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Ó Abre Alas” 

As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa. Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 




“101 Canções que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “O Caldeirão Musical”

Entre a placidez da bossa-nova e a pulsação do afro-samba, o ritmo fervente do caldeirão musical refletia o estado de um país em ebulição entre 1967 e 1970, numa das fases mais criativas da MPB. Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre.



 

“Danças Brasileiras” (Série) – Episódio: “Samba”

O samba é a cara do Brasil: de marginal passou a herói; de ritmo perseguido pelas elites do início do século, virou símbolo nacional. O samba era proibido, o pandeiro era proibido. Suas origens são danças africanas: o lundu, cateretê e o batuque. E suas influências ainda hoje estão fortemente presentes. Direção: Belisário Franca. Duração: 25 min. Classificação: Livre.




“Expresso” (Série) – Episódio: “Tia Surica”

A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba. Direção: Hilton Lacerda, Joaquim Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre.




“Sete Vidas em Sete Cordas” (Série) – Episódio: “Rogério Caetano”

Rogério Caetano é considerado pelos críticos e músicos brasileiros um virtuose do violão de 7 cordas. Trilhando seu caminho musical desde os 6 anos de idade, tendo a princípio o choro e o samba como suas principais referências, vem criando uma obra particular no violão de 7 cordas em que se destaca uma personalidade original em que o compositor e o instrumentista se mantêm em diálogo constante. Direção: Pablo Francischelli. Duração: 50 min. Classificação: Livre.




“Sete Vidas em Sete Cordas” (Série) – Episódio: “Carlinhos Sete Cordas”

Carlinhos cresceu em um ambiente suburbano em que o samba era uma manifestação onipresente. Ao encontrar um violão velho no lixo, levou-o para casa e fez do instrumento o seu ofício para a vida inteira. Na época da filmagem, Carlinhos era o maestro na banda da cantora Beth Carvalho. Os vemos juntos em ação em uma apresentação tocando clássicos como “O Mundo é um Moinho”. Direção: Pablo Francischelli. Duração: 50 min. Classificação: Livre.




“Partido Alto” (Documentário)

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba - com depoimentos marcantes da Velha Guarda - firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado. Direção: Leon Hirszman. Duração: 22 min. Classificação: Livre.




“Alegorias do Brasil” (Série) – Episódio: “Alegria é a Prova dos Nove”

Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação. Direção: Murilo Salles. Duração: 26 min. Classificação: Livre.



Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:


O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 


Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.


Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 


As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.



Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>