Franz Keppler, um dos autores da série de sucesso do Globoplay e Canal Brasil, Chuva Negra, lança livro Descompasso, peça de teatro sobre amor e intolerância

maio 25, 2023


Capa traz ensaio de Daniel Rocha pelas lentes de Bob Wolfenson. Obra acompanha jovem hacker que vai atrás de coração doado da mulher amada.

 


O dramaturgo e roteirista Franz Keppler lançará o livro Descompasso no dia 3 de junho, sábado, das 15h às 18h, na Drummond Livraria, no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, em São Paulo. A obra é uma peça de teatro que fala sobre amor e intolerância. O livro foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2022, no edital de Literatura/Realização e Publicação de Obra Teatral Inédita.

 

A inspiração do autor surgiu de um caso real. “Há um tempo, eu li uma matéria sobre um caso que aconteceu em outro país. Ela falava sobre um homem que entrou na justiça para tentar reaver os órgãos da esposa doados depois da morte dela. É claro que ele não ganhou o caso, mas ficou reverberando em mim, eu sempre acreditei que daria uma ótima história”, conta Keppler.

 

A trama acompanha Verônica, uma cantora da noite que recebe um transplante de coração. A doadora é Luiza, morta em um acidente de carro e cujos órgãos são doados em respeito à vontade dela.

 

Mateus fecha o trio de personagens. Apaixonado por Luiza, ele é profissional de TI durante o dia, mas à noite, em casa, usa sua habilidade para hackear sites que lhe incomodam e navegar na dark web, onde compartilha discursos de ódio conservadores contra minorias.

 

Fundamentalista religioso e extremamente violento, ele se incomoda ao descobrir que o coração de sua amada foi doado a uma ex-prostituta trans e decide que o quer de volta. “Mateus é uma personificação de todo o mal que estamos vivendo. Ele poderia ser o cara que entra numa creche para matar pessoas, o que atira em moradores de rua ou espanca homossexuais”, diz a sinopse.

 

Para o autor, este edital do PROAC é uma oportunidade importante de aumentar o acesso a peças de teatro como objetos de literatura, favorecendo a democratização do hábito de leituras de textos teatrais, ainda pouco comum, e também propiciar o registro de parte da produção dramatúrgica nacional - fomentando a sua memória. “Exatamente pelo fato de ser menos comum que a gente tem que insistir e mostrar que é legal ler um livro que tem uma peça de teatro. E para as pessoas que nunca leram uma peça, o livro é uma oportunidade de conhecer este tipo de trabalho”.

 

Keppler tem mais de 16 anos de experiência com escrita para teatro, cinema e televisão. Estreou no teatro em 2007 com a peça Nunca Ninguém Me Disse Eu Te Amo, pela qual foi indicado ao Prêmio APCA de melhor autor. De lá pra cá, estreou mais doze peças, entre elas Brian ou Brenda e Camille e Rodin, que também ganhou duas montagens na Argentina e Frames, também indicada ao APCA de autor. No dia 19 de maio, estreou mais uma peça sua no Sesc SantanaAquário com Peixes, direção de Marcela Lordy, com Carolina Mânica e Natallia Rodrigues.

 

No cinema, escreveu o curta Um Pouco Mais de Tempo, eleito o melhor do Festival Cultura Inglesa 2012. Também escreveu dois longas: Anjo da Guarda, em pré-produção, e Casa da Árvore, dirigido por Flávio Ermírio, ainda inédito. Na TV, participou dos roteiros das séries Terra2 (TV Cultura) e Chuva Negra(disponível no Canal Brasil e Globoplay).

 

Ensaio especial para a capa 

A capa do livro também é um espetáculo: um ensaio com o ator Daniel Rocha (Avenida Brasil, Irmãos Freitas, Mestre da Fumaça), fotografado pelo premiado Bob Wolfenson.

 

Rocha e Keppler trabalharam juntos no teatro em 2017 e 2018, em Frames, uma peça que contava ainda com Hugo Bonemer no elenco. “Ficamos amigos a partir dali. Eu admiro extremamente o trabalho dele, é um ator muito completo, visceral e com muitas referências. Quando surgiu esse livro, eu achei que ele era a pessoa ideal para estampar a capa porque ele iria transmitir muito o que é esse personagem”, diz o autor.

 

O autor também celebra a assinatura de Wolfenson, um dos principais fotógrafos contemporâneos do país e considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina com 50 anos de carreira. “Bob é um fotógrafo incrível que eu também admiro muito. E o que ele traz nas fotos é de uma beleza e de uma potência geniais”. 

 

Serviço:

Lançamento do Livro Descompasso, de Franz Keppler

Dia 3 de junho, sábado, das 15h às 18h.

Drummond Livraria – Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073 

Publicado pela Lavanda Books

Foto da capa: Daniel Rocha por Bob Wolfenson

Preço sugerido: R$ 40,00 

 



 
 
 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>