Virgílio Roveda, o “Gaúcho”, participa de sessão e debate sobre o filme “O coringa do cinema” no MIS

julho 26, 2023


Além do cineasta, também estarão presentes no evento gratuito o roteirista Matheus Trunk, o produtor José Carlos Lage, e o diretor Sérgio Kieling

Frame do documentário "O coringa do cinema"

No dia 27 de julho, às 19h, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) realiza uma sessão do documentário “O coringa do cinema”, inspirado no livro homônimo de Matheus Trunk. O filme conta a história de Virgílio Roveda, conhecido como Gaúcho, um profissional que dedicou 50 anos de vida às produções do cinema paulistano. Após a sessão, será realizado um bate-papo com a presença de Roveda, o roteirista Matheus Trunk, o produtor José Carlos Lage, e o diretor Sérgio Kieling. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.


Sobre o filme

O coringa do cinema

(dir. Sergio Kielling, Brasil, 2019, 77 min, classificação livre)


Virgílio Roveda é um homem que dedicou sua vida ao cinema. Filmes de diversos gêneros, como comédias, dramas, faroestes, terror, fitas sertanejas, policiais e pornochanchadas. É difícil encontrar algum gênero no qual Virgílio não tenha se aventurado em seus mais de 50 anos de carreira, seja como diretor de fotografia, câmera, assistente, diretor de produção e até produtor. Enfim, um verdadeiro coringa. Inspirado no livro de Matheus Trunk, “O coringa do cinema” conta a história desse profissional e da produção cinematográfica paulista nos últimos 50 anos. O longa também é um registro sobre uma geração de homens que se dedicaram ao cinema brasileiro, os técnicos – personagens que permanecem obscuros dentro da cultura cinematográfica nacional, mas que contribuíram de maneira intensa para a produção audiovisual do país.


O coringa do cinema” foi vencedor do 4º Santos Film Fest nas categorias Melhor Filme Juri e Público.


Sobre os convidados

Matheus Trunk é jornalista, escritor, roteirista e professor. Formou-se em Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e é mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Autor dos livros “O coringa do cinema” (Giostri, 2013) e “Dossiê Boca: personagens e histórias do cinema paulista” (Giostri, 2014).


Virgílio Roveda é diretor de fotografia e câmera, tendo colaborado em mais de 60 longas-metragens nacionais dos mais variados gêneros e temas. Foi eletricista, assistente de câmera e produtor, e já trabalhou com nomes como José Mojica Marins (Zé do Caixão), Rogério Sganzerla, Carlos Reichenbach, Amácio Mazzaropi e Ozualdo Candeias. Poucas pessoas vivas no Brasil trabalharam em tantos longas-metragens como ele.


Sergio Kieling é formado em Comunicação Social com especialização em Cinema pela FAAP. Desde 1989, trabalha com cinema, televisão, documentários, corporativo e publicidade. Já trabalhou e desenvolveu parcerias com diversos cineastas, como Eduardo Escorel, Roberto Gervitz, Toni Venturi, André Klotzel, Walter Hugo Whoury e Renato Tapajós, atuando como assistente de direção, diretor de produção, produtor e produtor executivo. Nesses dois últimos cargos, realizou, entre outros projetos, “Cabra-cega”, “Rita Cadilac: a lady do povo”, “Futebol de várzea” e “Monstros do ringue”. Dirigiu cinco curtas: “O relógio do hospital”, “Mundo 42”, “A prometida”, “Ninguém pode saber” e “Revelação”.


José Carlos Lage é produtor executivo de filmes e séries para TV e cinema. Trabalhou em Nova York com o diretor Marcus Nispel, realizando videoclipes para artistas como George Michael, Natalie Cole e Tonny Benett. Dirigiu filmes importantes, com destaque para os documentários “Gambarê” e “Paulista”, documentários exibidos, respectivamente, na TV Cultura e no Canal Curta. Produziu o curta-metragem “O sinaleiro”, com direção de Daniel Augusto, selecionado para os seguintes festivais: 40º Toronto International Film Festival, 48º Festival de Cinema de Brasília e Leeds Film Festival, na Inglaterra. Atualmente, está lançando os documentários “Branco e prata” e “E agora?”. 


Serviço | Sessão + bate-papo “O coringa do cinema”

AO VIVO no Auditório MIS 

Data: 27.07, às 19h 

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Classificação: livre 

Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/programacao/e5a8d9c9-c3f4-4c5e-8c1b-c98916f9aafe/sessao-bate-papo-o-coringa-do-cinema

 

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedoras as empresas Youse e B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.


 
 
 

.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>